Lídice X Eliana

Na Bahia, o PSD terá na chapa majoritária duas mulheres: Lídice da Mata será candidata à governadora e a ministra Eliana Calmon senadora. A filiação da ministra ao PSD deverá acontecer no dia 19 de dezembro, com a presença do pré-candidato a presidente Eduardo Campos. Lídice afirmou que não fará uma oposição sistemática ao governo de Jaques Wagner, mesmo porque participou dele durante 7 anos e não sairá criticando. Será que a Bahia vai ter uma governadora pela primeira vez?

Recursos do PAC

A União interrompeu temporariamente, em novembro, repasses de recursos para financiamento de obras de infraestrutura, inclusive, ligadas ao PAC, devido à preocupação com as contas públicas. Afetou as obras tocadas pelo Executivo Federal, dos Estados e Municípios que recebem verbas da união. O montante repassado pelo Governo Federal para investimentos neste mês caiu 52% contra o mesmo intervalo em outubro, totalizando pouco mais de 2,5 bilhões de reais. Essa notícia aumenta a descrença da população de Teixeira com relação à liberação dos recursos aprovados pelo PAC no valor de R$ 222 milhões.

O trânsito de Teixeira

O trânsito cada dia que passa está ficando mais caótico em Teixeira, o que é agravado pelo tráfego pesado da BA-290, pois, passam por dentro da cidade carretas de eucalipto, de granito, de álcool das três usinas e de bois, que vêm dos municípios produtores. Uma saída emergencial seria só permitir o tráfego à noite, a partir das 20 horas. A solução definitiva deste problema só se dará com a construção do anel rodoviário, que é uma solução de médio e longo prazo, mas, ninguém ainda assumiu esse projeto.

O natal em Teixeira

A prefeitura, em parceria com as entidades ligadas ao comércio, está programando fazer o maior Natal da história de Teixeira. Está previsto atrair cerca de 200 mil pessoas ao comércio local. Os órgãos de segurança fizeram uma reunião no Fórum para um pacto de segurança durante os festejos natalinos. Na reunião ninguém falou sobre a questão do trânsito. Acreditamos que vai ser impossível estacionar no centro da cidade. Inclusive, o projeto de engenharia de tráfego que está sendo elaborado com o patrocínio da prefeitura, não terá tempo de ser implantado.

A chegada do verão

Com a chegada do ano novo, as cidades praianas deveriam estar se preparando para receber os turistas durante o período, com programações de verão. Pelo que temos visto esse ano não vai ser igual ao que passou. No verão anterior, os prefeitos tinham acabado de assumir o mandato e queriam mostrar serviço, porém, agora, a situação financeira dos municípios está cada vez mais crítica, inclusive, tendo dificuldades de honrar os compromissos de despesas correntes de custeio. As previsões são pessimistas, porque as cidades estão a pão e água.

Calcanhar de Aquiles

Em Teixeira de Freitas, o maior desgaste do prefeito João Bosco foi decorrente das licitações, da saúde precária e da falta de investimento em infraestrutura. Ele fez a opção de dar prioridade em resolver o rombo da saúde, que era grande. O fato de ser médico aumentou mais ainda a expectativa da população de que iria resolver um problema, que não é de fácil solução, principalmente devido ao fato de atender aos 13 municípios da região. As licitações continuam a ser o Calcanhar de Aquiles do governo de João Bosco devido à fiscalização do povo, sobretudo porque com as redes sociais nada fica encoberto.

Fiscalizar Teixeira

O grupo, hoje, é composto de mais 4.300 associados e cada dia aumenta. Recentemente, seus membros se reuniram para dar o formato jurídico legal que o grupo precisa para aumentar seu poder fiscalizador. Para isso, vai se filiar a Rede Amarribo, composta por mais de 200 cidades. A Amarribo lançou o livro “O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil”, com sua história e ferramentas para o controle social. Com as provas coletadas, o Fiscalizar deverá efetuar denúncias junto à Câmara Municipal, ao MP ao TCM, e usará a rede social para divulgar.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui