Líderes

Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho?” (Ezequiel 34.2)

LíderesHá fases em nossa vida que precisamos de cuidado. Somos incapazes de cuidar de nós mesmos. Depois vamos crescendo em capacidade e já podemos responder por nossos atos e trabalhar por nossa vida. Na medida em que nos capacitamos, nos responsabilizamos. É como deve ser. Mas nunca poderemos prescindir uns dos outros. Somos seres interdependentes. Quando pensamos em líderes, a razão de ser da liderança tem a ver com essa interdependência, tem relação fundamental com o outro. Mesmo quando se fala em liderar algo, como um projeto por exemplo, ainda assim o foco da liderança são pessoas. Nem sempre lideramos de maneira digna. Liderar jamais deveria ser uma forma de explorar, mas abusos na liderança, infelizmente, não são exceção. E as igrejas não estão imunes a isso. Porém, todos os líderes devem saber que prestarão contas a Deus.

Liderar é exercer influencia e poder. E o Deus Todo Poderoso considera seriamente a maneira como usamos o poder. A profecia de Ezequiel é uma repreensão aos líderes da nação de Israel porque eles estavam usando o poder em beneficio próprio. Eles não cuidavam daqueles a quem lideravam. Haviam recebido poder, mas o usavam em benefício próprio. Eles cuidavam de si mesmos. Eles não serviam a nação, eles se serviam dela. Quando um líder age assim ele multiplica sofrimentos e dores. Como podemos ler em Provérbios, quando os ímpios governam o povo geme. Mas quando os líderes são pessoas justas, há alegria (Pv 29.2).

Em nossa nação estamos sofrendo porque temos líderes que cuidam apenas de si mesmos, dedicam-se aos seus próprios interesses. Como cristãos devemos contribuir para que tenhamos líderes melhores. Devemos nós mesmos ser exemplos de serviço e amor ao nosso próximo. Devemos formar comunidades cristãs que cultivem os valores que alimentam e formam bons líderes. Não podemos decidir como outra pessoa deve comportar-se, mas podemos decidir como nós iremos nos comportar. Na medida em que cada cristão brasileiro escolher atitudes e comportamentos dignos, estaremos criando um ambiente em que líderes saudáveis poderão desenvolver-se. Como seguidores de Jesus devemos liderar a fila dos bons exemplos. Afinal, a fé cristã é também a fé que inspira cidadania. Nossa missão também tem seu caráter cívico.

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui