Diversos assuntos relevantes para a comunidade indígena pataxó de Santa Cruz Cabrália estiveram na pauta de reuniões realizadas em Brasília, entre os dias 27 e 28 de abril e 2 a 4 de maio. Entre os principais temas apresentados estavam a demarcação territorial, plano emergencial para atender aldeias afetadas pelas chuvas, educação, saúde, projeto de etnovivência, requalificação das cabanas de Coroa Vermelha, plano de carreira dos profissionais indígenas da saúde e educação e projetos de agricultura familiar.
De acordo com o secretário municipal de Assuntos Indígenas de Cabrália, Juari Bonfim, foram encontros muito produtivos e de muito trabalho. “O Conselho de Caciques retornou extremamente satisfeito e com diversas parcerias que visam aperfeiçoar o acesso do povo pataxó às políticas públicas básicas e específicas”, afirmou.
O prefeito de Cabrália, Agnelo Santos, participou de uma das reuniões com os indígenas no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), acompanhado também do deputado Cláudio Cajado, para tratar da construção da nova escola modelo de Coroa Vermelha, que irá beneficiar muito a comunidade.
Ainda foram cumpridas agendas no Ministério Público do Trabalho (MPT), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil, Secretaria Nacional dos Povos Indígenas, Coordenação Nacional de Conflitos Indígenas (MPI), Coordenação de Sustentabilidade da MPI, e no Conselho Nacional de Educação do FNDE.
Participaram da comitiva representantes do Conselho de Caciques e Lideranças Pataxó de Santa Cruz Cabrália, Conselho Local de Caciques do Território Ponta Grande, representante da Superintendência Indígena da Orla Norte de Porto Seguro e da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas de Santa Cruz Cabrália.