Levy admite que governo cogita criar novo imposto temporário

A ideia de encontrar novas formas de receita vem sendo defendida em público pela presidente Dilma

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que o governo estuda a possibilidade de criação de um imposto temporário para aumentar a arrecadação, após apresentar a peça orçamentária de 2016 com previsão de déficit de R$ 30,5 bilhões. A informação foi divulgada pelo site do jornal Valor Econômico.

Em entrevista na capital turca, Ancara, após participar de reunião do G20 (grupo dos países mais ricos do mundo), Levy disse que o plano para enfrentar o problema nas contas públicas está em fase de construção, e citou o possível novo imposto. “Pode ser imposto para atravessar essa travessia. E depois se retiraria. Estamos no meio de uma discussão sobre isso”, afirmou.

“O importante é onde vamos chegar e por que vamos chegar, e é para evitar a perda do grau de investimento, porque se não fizermos (o ajuste), aumentamos muitos os riscos e vamos destruir emprego por muitos anos”, acrescentou.

A ideia de encontrar novas formas de receita vem sendo defendida em público pela presidente Dilma Rousseff como forma de evitar o déficit no Orçamento do ano que vem, uma vez que o governo cortou “tudo que poderia ser cortado”, nas palavras da presidente.

Na entrevista em Ancara, Levy disse ainda que as especulações sobre sua saída do cargo são um “folhetim”. Perguntado sobre qual foi o tema de conversa com Dilma na quinta, após especulações sobre sua situação dentro do governo, Levy disse que ambos trataram de “temática fiscal, ponto”.

 

 

Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui