Na quinta-feira, 15 de junho, a Secretaria de Turismo e Cultura de Caravelas, realizou na Câmara de Vereadores a reunião para a escuta pública da Lei Paulo Gustavo e foi palco de intensos debates e colaboração entre mestres e fazedores de cultura. O encontro reuniu uma diversidade de participantes, incluindo mestres de escola de samba, representantes religiosos, grupos afro-brasileiros, comunidades quilombolas, músicos, pintores, artistas plásticos, clubes de cinema, produtores de audiovisual e muitos outros envolvidos no cenário cultural.
O objetivo central do evento foi a construção de um plano de ação que será encaminhado ao Ministério da Cultura. A intenção é possibilitar a discussão de estratégias eficientes e alinhadas com as necessidades regionais, a fim de aprimorar qualitativamente o destino do benefício que a lei disponibiliza.
Ao abrir o evento para o público, os organizadores buscaram promover um espaço democrático e inclusivo para que todos os interessados pudessem contribuir com ideias, experiências e sugestões. A presença de mestres de escola de samba, representantes religiosos e grupos afro-brasileiros ressalta a importância de uma ampla representatividade e diversidade na construção das políticas culturais.
Além de tudo isso, a presença e participação dos fazedores de cultura na construção do plano de ação, resulta em uma percepção muito clara do quantitativo de grupos culturais que são ativos e produzem cultura diariamente no município de Caravelas e talvez, sem a participação deles, o plano de ação não se adequaria perfeitamente com uma cidade tão ativa e de produções culturais tão variadas.
Com o entrosamento altruísta de diversos mestres e fazedores de cultura, essa iniciativa destaca a importância da colaboração e da escuta atenta para a construção de políticas culturais mais inclusivas e representativas. Ao reunir vozes de diferentes segmentos da sociedade, a expectativa é que o plano de ação elaborado reflita as necessidades reais da comunidade cultural e impulsione a criação e promoção de projetos enriquecedores.
O envio do plano de ação ao Ministério da Cultura representa um passo significativo na implementação da Lei Paulo Gustavo, que tem o potencial de impulsionar e fortalecer a cultura em todas as suas manifestações. A participação ativa dos mestres e fazedores de cultura nessa discussão também mostra o compromisso e a união em prol do desenvolvimento cultural do país, buscando ampliar oportunidades e valorizar a diversidade cultural brasileira.
Mediante a aprovação pelo MinC do plano construído neste dia 15/06 (quinta-feira), os projetos poderão ser apresentados/direcionados para o município de Caravelas e passarão pela banca avaliadora, que terá como base para avaliação, os editais disponibilizados também pelo MinC.
O trabalho da secretaria de Turismo e Cultura do município de Caravelas, visa contemplar as melhores estratégias para a perpetuação e engrandecimento da cultura regional, por isso, a escuta pública é uma atitude que além traçar um plano de ação coerente com a realidade do município, promove um entranhamento saudável com os grupos, entidades e indivíduos do meio cultural.