Laticínios Davaca desenvolve programa de fertilização in vitro para ampliar produção leiteira dos parceiros da empresa

Laticínios Davaca desenvolve programa de fertilização in vitro para ampliar produção leiteira dos parceiros da empresaA Laticínios Davaca está realizando um programa de fertilização in vitro – FIV para produção de bezerras leiteiras de alta genética. O projeto inovador está sendo desenvolvido para auxiliar o aumento da produção leiteira dos parceiros da empresa. Isso ocorre através da maturação de uma técnica que permite produzir bezerras Guzolandas ou Girolandas de altíssimo padrão genético, com preço reduzido.

Um rebanho de fêmeas selecionadas através da fertilização in vitro tem potencial para a manutenção de uma média de até 16 litros por dia. Isso está muito além da produtividade diária média do Estado da Bahia, que é de cerca de cinco litros de leite por animal. “Este é um momento revolucionário. Trabalhamos com alta genética exclusivamente para a produção de leite. A prenhez sexada e confirmada aos 60 dias é uma garantia deste projeto. Um produtor de pequeno porte, com cada matriz deste nível em produção, consegue faturarde R$ 400,00 a R$ 500,00 mensais, Dessa forma, o parceiro da empresa tem condições extremamente favoráveis para realizar a FIV.”, conta o diretor de operações da empresa, Lutz Lima.

Lutz Limaexplica também que com a popularização do sêmen sexado e o desenvolvimento de novos equipamentos eletrônicos e mecânicos voltados para a realização de procedimentos de FIV diretamente no campo, já é possível produzir uma prenhez de fêmea F1 pelo custo deum bezerro macho de descarte. “Visamos a excelência genética e a alta produtividade para o dia a dia do produtor de leite, a Davaca está subsidiando o procedimento para seus produtores. Neste projeto inovador, a indústria tem como parceira a Consulte Tecnologia de Embriões.”

Cibermídia Comunicação Marketing
Jornalista responsável: Tássia Catarina

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui