Laticínios Davaca adota tecnologia sustentável

A Laticínios Davaca adota tecnologia que aumenta a concentração dos sólidos do soro do leite e os separa da água, que volta para o processo industrial. A medida utilizada na fabricação dos produtos Davaca reduz o potencial poluente dos efluentes da indústria, ao diminuir o volume e a carga de efluente liberado. O procedimento proporciona economia na captação de água para a produção e também gera valor com a venda do soro de leite industrializado.

Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental causado pelo volume de efluentes liberados no meio ambiente, a tecnologia adotada utiliza membranas com poros muito pequenos, através de um processo denominado osmose reversa. O soro de leite, filtrado sobaltíssima pressão, é separado da água, concentrando em até três vezes as proteínas, lactose e sais minerais naturalmente presentes no soro. Assumindo o volume de produção da indústria de laticínios, tem-se a reintegração de cerca de 120.000 L / dia de água pura, recuperadas para o processo industrial.

Já o concentrado de soro, rico em proteínas e sais minerais de alta qualidade, é vendido para secagem em outros laticínios sendo largamente utilizado na produção de ingredientes da indústria de alimentos, como suplementos protéicos, bolos e biscoitos. “A Laticínios Davaca tem responsabilidade com o meio ambiente e com a sociedade. A aquisição desse equipamento visa reduzir o impacto ambiental causado pelo eventual descarte de soro gerado no processo produtivo. Há diminuição do consumo de água, venda do soro concentrado e minimização importante dos riscos ambientais, já que não há lançamento direto de resíduos orgânicos do soro, que possui alta carga poluidora”, explica a Supervisora de Qualidade da indústria, Angélica Magalhães.

A fábrica também realiza um tratamento da água captada na região. “A ETA – Estação de Tratamento de Água é a parte do sistema de abastecimento onde ocorre o tratamento da água captada na natureza visando a potabilização para posterior utilização na planta industrial”, conclui Angélica. A Laticínios Davaca viabiliza ainda projetos de responsabilidade social junto às escolas de Ibirapuã-BA, município onde está localizada, além de apoiar ações que promovem a educação, cultura e saúde.

Laticínios Davaca na Bahia

A Laticínios Davaca foi fundada na Bahia, em 1992, quando foi inaugurada a fábrica em Ibirapuã. Para atender as condições da cadeia do leite, a empresa trabalha com uma frota própria de coleta de matéria prima e produtos acabados, atendendo as exigências de logística refrigerada da cadeia do leite. Isso garante uma frequência semanal de entrega dos produtos nos pontos de venda, respeitando as maturações, prazos, sabor e maciez do queijo. Em 2011, a empresa venceu o 38º Concurso Nacional de Produtos Lácteos,realizado na cidade mineira de Juiz de Fora e é detentora do título de”Melhor Manteiga do Brasil”. Em 2009 e 2010, o Requeijão Cremoso Davaca e a Manteiga Davaca também estiveram entre os destaques na premiação.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui