Porto Seguro – O livro infantil da mineira Ana Raquel, radicada em Trancoso. Agora que ilustra os próprios textos, ela cunhou um termo que redefine sua profissão: “iluscritora”.
Às vésperas de completar trinta anos de carreira, o que acontecerá em 2010, a mineira Ana Raquel lança seus livros em Porto Seguro: “Pé de Tudo e Mais um Pouco” e “ Ovo” (Ed. Larousse).
“Pé de tudo e mais um pouco” trata-se de uma brincadeira com o som, a forma e as imagens das palavras que promete atrair a atenção da criançada, mas deve também divertir os adultos. Como em todo bom livro, especialmente os feitos para o público infantil, cada leitor terá um ponto de vista, um ritmo, um tempo e uma interpretação próprios ao passear pelos trava-línguas que Ana espalhou pelo caminho.
Mais conhecida pelo trabalho de ilustradora, em clássicos da literatura infanto-juvenil como “A Bonequinha Preta” (Alaíde Lisboa) e “Amanhecer na Roça” (Ronaldo Simões). Entre os mais de cem livros que já ilustrou, Ana Raquel partiu, recentemente, para uma nova fase profissional e tem publicado agora, também os seus textos.
“Pé de Tudo e Mais um Pouco” é o quarto volume dessa nova safra, que teve início há pouco mais de um ano. “Cajaré”- um jacaré que chupa bico e tem um urso de pelúcia- e “Ovo”, da Larousse, e “É Igual Mas é Diferente”, para a Fundação Indica (de Brasília, DF), completam a lista.
As palavras têm sido um novo meio de a autora entrar em contato com o público. Tão ousada no texto quanto sempre foi em seus desenhos, Ana consegue uma comunicação direta com as crianças, como tem observado em diversas oportunidades em que esteve cara-a-cara com as crianças. Isso ocorreu em diferentes escolas, feiras e lançamentos onde, segundo ela, o retorno tem superado as expectativas. Na edição da Flipinha (braço infanto-juvenil da Festa Literária de Paraty) de julho de 2009, Ana Raquel e o parceiro Leo Ladeira- ator, ilustrador, escritor e professor de Circo – divertiram crianças e adultos com uma grande roda de brincadeiras.
Leo Ladeira é o personagem de “Pé de Tudo e Mais um Pouco”. Explica-se: Ana se baseou em uma fotografia de Ladeira, vestido para matar (de rir), todo colorido sobre a perna-de-pau, para compor o palhaço que atravessa as páginas do livro.
Radicada em Trancoso (BA), Ana Raquel foi buscar o Leo em BH para fazer a festa no Centro de Cultura de Porto Seguro.
Fonte: Assessoria de imprensa