Na manhã de 10 de setembro, a Prefeitura de Porto Seguro lançou a Ordem de Serviço para a construção e implantação do Centro de Parto Normal do município. O novo serviço visa ao atendimento humanizado, “garantindo a privacidade, dignidade e autonomia à mulher, ao parir em um ambiente mais acolhedor e confortável”. O evento, realizado no bairro Parque Ecológico, no local onde será realizada a obra, reuniu secretários, que assinaram a Ordem de Serviço, e lideranças comunitárias, com a presença da primeira dama, Cristiane Chiachio.
“Ficamos felizes porque estamos assinando essa Ordem de Serviço em um local estratégico. O prefeito queria um local próximo ao Hospital Luiz Eduardo e tivemos um cuidado muito grande ao escolher a localização, onde as pessoas terão total acesso aos serviços”, disse o secretário de Saúde, Kerrys Ruas. Segundo ele, o novo equipamento terá cinco leitos, com um serviço totalmente humanizado, ofertando diversos exames especializados durante o pré-natal. “É um serviço diferenciado que vamos oferecer, com diversos profissionais atuando com o aval do médico obstetra”, salienta.
Segundo o secretário, em Porto Seguro são realizados cerca de 250 a 300 partos por mês. “Vamos trazer para o Centro em torno de 150 a 200 partos a serem feitos. E a pedido do prefeito, vamos licitar também uma ambulância para o caso de alguma intercorrência”. Kerrys lembra que a liberação dos recursos através do PAC “demonstra o prestígio do prefeito em Brasília, para aprovar os projetos e emendas necessárias para nossa cidade seguir evoluindo, avançando. Esse é o olhar que ele tem não apenas com a saúde, mas com os diversos segmentos de Porto Seguro”.
O secretário da Casa Civil, Josemar Siquara, observa que essa obra reafirma o compromisso que prefeito Jânio Natal com a mulher e o sentimento de tratar com respeito e carinho a família. “É isso que Jânio vem pregando durante esses quase quatro anos, dizendo que devemos a cada dia respeitar especialmente a mulher e reconhecer a importância da família. E essa Casa de Parto pretende exatamente isso, fazer com que a mulher seja respeitada e que a criança já chegue ao mundo em um ambiente acolhedor, cercado de carinho e segurança”.