A programação especial do mês dedicado à saúde do homem foi iniciada oficialmente na tarde de segunda-feira, 4/11, em Porto Seguro. O lançamento da 6º edição do Novembro Azul, ocorrido na Câmara de Vereadores, marcado por decoração temática alusiva ao projeto, objetiva intensificar as estratégias de mobilização e enfrentamento no combate ao câncer de próstata e diabetes mellitus em todo município, com a intenção de fortalecer, ainda mais, a assistência integral à saúde do homem.
“Já estamos na 6º edição do novembro azul, campanha de suma importância que visa reforçar a prevenção e o rastreamento para o diagnóstico precoce de doenças que acometem a população masculina, em especial ao câncer de próstata. Nosso intuito é mobilizar um número muito maior de homens para cuidar da saúde. Por isso, nossos profissionais da secretaria de saúde estão engajados durante esse mês na intensificação do acesso aos serviços e programas disponibilizados pelo SUS”, pontua a prefeita Cláudia Oliveira.
Autoridades presentes
Destacado pela participação coletiva, o evento contou com a adesão dos profissionais de saúde e sociedade civil. A cerimônia de abertura teve o comparecimento do secretário de saúde, Kerrys, Ruas, que na ocasião representou a prefeita Cláudia Oliveira, da superintendente da atenção básica, Josiany Garcia, do médico urologista Bernardo Xavier, do diretor do programa saúde do homem e doenças crônicas, Márcio Luiz da Silva e o superintendente de regulação, controle e avaliação, Gleison Souza, autoridades que compuseram a mesa diretora.
Placa Homem também se cuida
Sequencialmente, em reconhecimento a perseverança e obstinação pela vida foram homenageados com a placa “Homem também se cuida”, os pacientes José Liz, Benedito Afonso, Durval Antonio, Renato Lopes, Ney Afonso e José Raimundo Ferreira, diagnosticados com câncer de próstata e que são acompanhados pelo Tratamento Fora Domicilio (TFD).
Documentário
Outro momento relevante ocorreu com a exibição do vídeo documentário ao apresentar os serviços e departamentos que integram assistência ao Programa Saúde do Homem em toda rede municipal, desde a Atenção Básica ao Complexo de Regulação.
Palestra
O diretor do programa saúde do homem e doenças crônicas, Márcio Luiz, descreveu o cenário epidemiológico da população masculina em Porto Seguro, bem como a o calendário de ações a serem realizadas ao longo do mês de novembro. Entre os dados repassados, de janeiro a agosto de 2019, o município contabiliza a realização de 1.470 Antígeno Prostático Específico (PSA), exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. Atualmente, cerca de 63 pacientes diagnosticados com a doença recebem tratamento e assistência integral via Tratamento Fora Domicílio.
Dança para mobilizar
Para encerrar a programação de abertura, de forma alegre e conscientizadora, o grupo das poderosas, coordenado pela equipe multiprofissional da unidade de saúde do Areião, apresentou animada coreografia enfatizando a necessidade do público masculino realizar exames com o urologista.