Entre os dias 1º e 2 de abril, sexta e sábado da semana passada, Lajedão sediou a 5ª edição do Batizado e Troca de Corda do grupo Capoeira Liberdade. O evento foi organizado pelo prof. Renivaldo Santos (Tiziu) com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes.
O evento começou com a participação do Mestre Calado e do Prof. Clebinho, com aulas para os adultos e para os adolescentes na noite de sexta-feira.
No sábado, um aulão com o Mestre Alegria deu início à programação do dia, que contou com Maculelê – Profª Nanica, roda aberta e caminhada partindo do Clube Municipal rumo ao Ginásio de Esportes (vídeo). O batizado e a troca de corda começou por volta das 15h30.
Segundo o prof. Tiziu, o evento é organizado anualmente e representa o esforço dos alunos mediante os treinos em busca da graduação. “A gente recebe os mestres da região, de outros estados. Costumamos dizer que é um encontro regional onde a gente se encontra e faz aquela festa para a criançada ver a nossa amizade e ter conhecimento e aprendizado com quem vem de fora”, disse.
Ainda de acordo com o professor, o encontro não se trata de competição, mas de beneficiar os próprios participantes.
O aniversário de 15 anos do grupo é uma das festas previstas para setembro, além da próxima edição do batizado e troca de corda no ano que vem.
“A mensagem que deixamos é que pais, parentes e autoridades compareçam para que seus filhos e amigos se sintam mais confortáveis e que todos participem”, finalizou.
Estiveram prestigiando e apoiando o evento: o secretário de Esportes, Clayton Cruz, e o diretor de Cultura, Lindemberg Passos (Berguim), além de outros servidores públicos e comunidade em geral.