Lajedão pode deixar de ser cidade; entenda

O governo federal entregou ao Congresso nesta terça-feira, 5 de novembro, uma proposta que visa reduzir o número de municípios pequenos sem autonomia financeira, existentes no país.

De acordo com a proposta, municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total serão incorporados pelo município vizinho.

Neste contexto, o município de Lajedão, que possui apenas 3.934, de acordo com o último registro do IBGE, pode deixar de ser cidade.

A pasta também prevê restrições para criação de novas cidades. A medida faz parte do pacote de medidas do governo para alterar a Constituição e tentar melhorar a situação das contas do setor público.

Conforme o IBGE, o Brasil tem 1.254 municípios com menos de 5 mil habitantes, sendo que três deles têm menos de 1 mil moradores. A última estimativa registrada em julho de 2019 aponta que Serra da Saudade (MG) possui 781 pessoas, a paulista Borá tem 837, e Araguainha (MT) com 935.

De acordo com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro uma em cada três cidades brasileiras não possui arrecadação própria suficiente para bancar sua estrutura administrativa (prefeitura e Câmara de Vereadores).

Fonte: Sulbahianews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui