Situado no extremo sul da Bahia, no território da Costa das Baleias, o município de Lajedão foi desmembrado de Caravelas por Lei Estadual de 16 de julho de 1962. Sendo assim, completa hoje seus 58 anos de sua emancipação político-administrativa.
Diz a história que os índios nanuques foram os primeiros habitantes dessa terra. Os colonizadores só chegariam na região no início do século XX.
Foi o desenvolvimento das atividades agrícola e da extração da madeira que propiciou a formação do povoado denominado Sítio Pedra da Floresta, que, mais tarde, seria chamado Lajedão.
Mesmo com versões diferentes, não é difícil assegurar que o nome Lajedão se deve à existência de belíssimas formações rochosas próximas à sua sede.
Após sua emancipação, tornando-se um município em 1962, a localidade desenvolveu durante anos uma economia voltada para atividades pecuárias.
Hoje, o cultivo de eucalipto e grandes plantações de cana junto com as cabeças de gado.
Mas o maior produto, por assim dizer, que sai desse lugar são a hospitalidade, a alegria, o talento e a união dos lajedãoenses, que enchem os olhos de quem visita ou somente passa pela localidade.
A cidade da rua Bahia-Minas, situada exatamente na divisa dos dois estados, tem uma população estimada em 3.955 pessoas, sendo, atualmente, a quinta menor da Bahia (conforme o IBGE).
É administrada por Humberto Carvalho Cortes, prefeito desde 2012.
Parabéns, Lajedão!
Eu nasci em lajedao costumo dizer que sou baianeira. Amo este lugar