Laboratório de Eunápolis aposta na qualidade para vencer etapa estadual do MPE Brasil

Capacitação constante, valorização dos colaboradores, inserção social e sustentabilidade são conceitos aplicados pelo Laboratório Gontijo Guimarães

Busca constante da qualidade. De acordo como o médico Mário Gontijo, esse foi o principal fator que levou o Laboratório Gontijo Guimarães, de Eunápolis, a vencer a etapa estadual do Prêmio MPE Brasil este ano, na categoria “Serviços de Saúde”. “A empresa utiliza a qualidade como um dos fatores preponderantes em todas as suas áreas, devido à implantação da certificação internacional ISO9001/2000, além de participar de outros importantes programas, como o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ)”, explicou o médico.

Gontijo não escondeu a alegria ao saber que tinha sido um dos vencedores do prêmio. “Fiquei muito feliz com a notícia, e por saber que também outras empresas, de outros setores, estavam representando a nossa região. Isso é significativo, uma vez que a regional do Sebrae do extremo sul tem colhido resultados e conseguido alinhar e conduzir a sociedade empresarial rumo aos moldes da eficiência do mercado”, elogiou.

O planejamento para a criação da empresa começou em 1992, quando o casal de médicos Mário Gontijo e Shirley Guimarães começou a buscar, dentro do território nacional, a melhor cidade para investir, tudo com o auxílio de um estudo de mercado. O casal visitou e analisou cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e Bahia.

Uma empresa de consultoria foi contratada para auxiliar nas decisões. O Laboratório Gontijo Guimarães surgiu em junho de 2000, com a inauguração da sede própria no município de Eunápolis. Com o tempo foi logo mostrando uma existência concreta no cenário laboratorial do extremo sul.

Segundo Gontijo, outro grande fator de sucesso da empresa é o cuidado com o ser humano. “Esse cuidado está presente na ideologia da empresa, estimulando o crescimento pessoal e profissional de todos os colaboradores. Isso se reflete também na comunidade, através de ações de ajuda a instituições sociais e informação e conscientização da população local”, explicou.

Hoje o laboratório busca, através de quatro projetos sociais, aumentar a integração de seus colaboradores e ser reconhecido como empresa cidadã. “São onze anos de ajuda ao SOS vida. Cinco anos como amigos da escola (Amigos do Monte). Quatro anos como padrinhos do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gaac) e quatro anos com o projeto de judô Lutando pela Vida, que auxilia crianças carentes através de sua formação esportiva”, enumera Gontijo.

O médico e empresário, porém, não pretende se acomodar depois da conquista do MPE. O caminho do crescimento continua. “Novas metas estão sendo traçadas para que novos passos sejam dados rumo a um crescimento sustentável da empresa”, garante. Mesmo porque, não é a primeira vez que o laboratório é premiado. A empresa já foi reconhecida como vencedora de prêmios municipais (CDL/Sebrae), estaduais (Premio Realce) e nacional (MBC, em 2005).

“Destaco sempre que a credibilidade assegurada por órgãos externos é um processo em que as empresas adquirem reconhecimento público e confirmam, com base em determinados padrões, a qualidade dos serviços prestados à sociedade. O MPE contribui para criar uma cultura favorável e materializa o compromisso com a qualidade”, acredita Gontijo.

 Ajuda para aprimorar a gestão

O médico Mário Gontijo lembra do apoio que recebeu do Sebrae no início do seu negócio. “O Sebrae foi o maior fomento para o aprimoramento da administração da empresa. A implantação do sistema de qualidade foi realizada no pequeno auditório do Serviço. Ainda me lembro da reunião em que o consultor relatava a dificuldade em relação ao treinamento da nova cultura dos colaboradores. Até hoje, através dos questionários oferecidos pelo Sebrae, realizamos uma revisão de nossos processos e nossas tendências”, revela.

As capacitações ajudaram os sócios a vencer as primeiras dificuldades. “Implantar o sistema de gestão da qualidade com todos os seus indicadores e monitoramentos não foi fácil, e levou mais de quatro anos. Hoje utilizamos os gráficos de progresso para monitorar as tendências da qualidade. No início, tudo é muito difícil e exige muito investimento e dedicação redobrada. Com o tempo , adquirimos pessoas que chamo de talentos,que integram nosso ambiente de trabalho e fazem dele não apenas seu meio decrescimento pessoal, mas um projeto de carreira e vida. E, com isso, o Laboratório Gontijo cresce junto”, avalia.

Quanto ao futuro, o casal de médicos tem planos ambiciosos. Em 2011, o laboratório conquistou sua sétima recertificação pela ISO9001/2008. Gontijo e Shirlei visam, em 2012, conquistar a maior certificação de qualidade do ramo da saúde, a ONA (Organização Nacional de Acreditação), baseada nas leis da Anvisa para boas praticas e segurança. A certificação utiliza critérios de excelência do PNQ, constituindo o maior reconhecimento de qualidade do país no ramo da saúde.

Além disso, pretendem alcançar na sociedade de saúde regional o conceito de melhor empresa para se trabalhar, gerando não apenas trabalho, mas pessoas felizes. Querem ainda reduzir o impacto ambiental e divulgar para a sociedade suas inovações ambientais. O objetivo mais importante, no entanto, é apurar cada vez mais os indicadores de qualidade implantados na empresa, para otimizar o modelo de trabalho eficiente e eficaz, voltado para a satisfação e os resultados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui