Juros para pessoa física é o maior em 21 meses

Subida dos juros começou após aumento do compulsório em dezembro. Nos três primeiros meses de 2011, juros subiram 4,4 pontos percentuais

Os juros cobrados pelos bancos em suas operações de crédito com pessoas físicas subiram para 45% ao ano em março de 2011, segundo informou o Banco Central nesta quarta-feira (27). O crescimento frente ao mês de fevereiro foi de 1,2 ponto percentual, visto que a taxa estava em 43,8% ao ano. No primeiro trimestre deste ano, o crescimento foi bem maior: de 4,4 pontos percentuais. Trata-se do maior patamar desde junho de 2009, quando estava em 45,6% ao ano, segundo dados da autoridade monetária.

Já a taxa média geral (empresas e pessoas físicas) de juros dos bancos também avançou no mês passado, quando atingiu 39% ao ano, na comparação com 38,1% ao ano em fevereiro deste ano. No trimestre, a taxa subiu quatro pontos percentuais, pois estava em 35% ao ano no fechamento de 2010. Ao mesmo tempo, também cresceram os juros cobrados nas operações com empresas, que passaram de 30,6% ao ano em fevereiro para 31,3% ao ano em março. Nos três primeiros meses deste ano, a taxa subiu 3,4 pontos percentuais.

Medidas do BC
A subida na taxa básica de juros cobrada pelas instituições financeiras acontece após a decisão da autoridade monetária, no começo de dezembro, de aumentar a alíquota do recolhimento compulsório dos bancos, retirando R$ 61 bilhões da economia. Segundo pesquisa realizada pelo BC com o mercado financeiro, a medida equivaleu à uma subida da taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual.

Além disso, em janeiro, para controlar a inflação, o Banco Central subiu a taxa básica de juros de 10,75%, no fechamento de 2010, para 12% ao ano em abril deste ano, um crescimento de 1,25 ponto percentual. A subida da taxa básica de juros também contribui para pressionar para cima os juros das operações de crédito dos bancos. O objetivo do governo, com estas medidas, é tentar conter a subida da inflação, registrada nos últimos meses.

Principais linhas de crédito
Em março, a taxa média dos bancos nas operações com cheque especial de pessoas físicas somou 174,6% ao ano, com forte aumento de 7,2 pontos percentuais frente ao patamar de fevereiro (167,4% ao ano). No primeiro trimestre, o crescimento foi um pouco menor, de 3,9 pontos percentuais. Com isso, o juro do cheque especial continua sendo um dos mais altos de todas modalidades, juntamente com o cartão de crédito.

Para as operações de crédito pessoal com pessoas físicas, a taxa média cobrada pelas instituições financeiras somou 47,3% ao ano em março, com queda de 0,7 ponto percentual na comparação com fevereiro deste ano (48% ao ano). No primeiro trimestre, porém, a taxa avançou 3,2 pontos percentuais, informou o Banco Central.

Para aquisição de veículos, os juros médios das operações dos bancos somaram 29,9% ao ano em março, contra 27,3% ao ano em fevereiro. Nos três primeiros meses deste ano, a taxa subiu 4,7 pontos percentuais, pois estava em 25,2% ao ano no fim de 2010.

No caso das linhas de crédito de empresas, a taxa para desconto de duplicata passou de 44,5% ao ano em fevereiro para 44,1% ao ano em março. Apesar da queda contra fevereiro, a taxa avançou cinco pontos percentuais no primeiro trimestre, visto que estava em 39,1% ao ano em dezembro do ano passado. Para capital de giro, os juros médios dos bancos foram de 29,3% ao ano em março deste ano. Neste caso, a elevação foi de dois pontos percentuais no primeiro trimestre.

Fonte: Alexandro Martello / G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui