Secretaria de Assistência Social reforça conscientização da violência contra a pessoa idosa

Junho Violeta: Secretaria de Assistência Social reforça conscientização da violência contra a pessoa idosa. Foto: Ascom

Nesta terça-feira, 15 de junho, foi a data escolhida como Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e para não ficar com este tipo de reflexão somente em um dia, foi instituído o Junho Violeta. Com o objetivo de repudiar todo ato de violência contra pessoa idosa, incentivar as denúncias e a reflexão sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Assistência Social reforça essa conscientização tão necessária.

“Em meio a tudo que estamos vivendo por conta da pandemia, trazer a reflexão sobre o assunto, enfatizar a importância para denúncias em casos de violência é fundamental, a Secretaria de Assistência Social está a serviço da população e pedimos que todos estejamos muito também por essa causa”, destaca a secretária da pasta Carla Rodrigues.

O Junho Violeta destaca ainda que devemos ficar alertas com relação aos tipos de violência. “Não podemos pensar que existe somente a violência física, pois a realidade é muito diferente, a negligência, o abandono, a violência psicológica, sexual e até mesmo financeira contra a pessoa idosa deve ser denunciada”, reforçou a Secretária.

Com relação à rede de Proteção e Atendimento, o município de Teixeira de Freitas conta com uma rede de proteção e atendimento para a pessoa idosa composta por: 4 unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CRAS, 1 Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, 1 Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, 1 Abrigo Institucional de Longa Permanência para acolhimentos de idosos. Além do Sistema Judiciário, do Ministério Público, da defensoria Pública e Delegacias.

“Não deixem de procurar apoio, denunciar, proteger a pessoa idosa é um papel de toda a sociedade, precisamos nos unir nesse combate a violência”, pediu a Secretária.

Para que tiver dúvidas sobre onde procurar orientação ou denunciar:

  • Unidades municipais de saúde;
  • Equipamentos da Política de Assistência Social;
  • Delegacias;
  • Disque 100;
  • Polícia Miliar – para situações eminentes;
  • Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui