Um grupo de jovens da região do Extremo Sul da Bahia trilha um novo caminho de oportunidades profissionais a partir de 2023. São 37 formados em Operador e Operadora de Processo de Produção pelo Programa Formare, desenvolvido pela Suzano em parceria com a Fundação Iochpe. Os(as) jovens fazem parte da 13ª e 14ª turmas do programa e receberam a certificação durante a formatura realizada em Mucuri, no dia 24 de janeiro. Familiares e amigos dos(as) formandos, voluntários(as), liderança da empresa, autoridades e parceiros do projeto prestigiaram a cerimônia.
O curso desenvolvido por meio do Formare oferece uma capacitação completa, que abrange teoria e prática, com o objetivo de desenvolver os(as) jovens para o mercado profissional. Durante a formação de Operador e Operadora de Processo Produção foram 1200 horas de capacitação. Os(as) alunos(as) do programa têm oportunidade de vivenciar aspectos importantes de relacionamento e postura profissional, além de atuar em diversas áreas da empresa.
De acordo com a coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano, Elisabete Flores Pagliusi, o Formare tem um papel transformador na sociedade por meio da educação. “Durante o curso, os jovens tem aulas com disciplinas que possibilitam uma maior oportunidade de aprendizado, desenvolvimento e crescimento profissional para o mercado de trabalho. Os resultados do envolvimento dos jovens no programa são muito positivos. Dos 790 jovens que já participaram do Formare, 65% já estão no mercado de trabalho. Um dado interessante é que 67% continuaram estudando depois de concluir a formação.”, comenta.
Na Unidade de Mucuri, dos 289 jovens já formados(as), 89 foram absorvidos pela Suzano como colaboradores(as), prestadores(as) de serviço e estagiários(as). O programa é desenvolvido na unidade desde 2005 e já contou com mais de 800 voluntários(as) envolvidos(as) na formação dos(as) jovens, compartilhando talentos e experiências e reafirmando o compromisso da companhia, de promover uma mudança positiva na sociedade por meio da educação.
Segundo o diretor industrial da Suzano, José Alexandre de Morais, o Programa Formare traz os valores da empresa e renova o compromisso da Suzano de olhar pro futuro em prol de uma sociedade mais justa e com melhores oportunidades. “Esse momento da formatura é simbólico. Ele marca o início de um ciclo para esses jovens, com novas oportunidades no mercado de trabalho a partir do Formare. Um programa que envolve nosso time e que fortalece nosso compromisso social, pois acreditamos que só é bom pra nós se for bom pro mundo, especialmente nas comunidades em que estamos presente”, destacou.
O programa
O Formare é um projeto desenvolvido desde 2005 pelo Programa Voluntariar em parceria com a Fundação Iochpe. A iniciativa tem como objetivo atuar em prol da educação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e sua capacitação para o mercado de trabalho. O curso oferecido é de Operador e Operadora de Processo de Produção. Em 2022, 5 unidades do Formare foram criadas pela Suzano em municípios como Suzano (SP), Mucuri (BA), Imperatriz (MA), Três Lagoas (MS) e Aracruz (ES). A Suzano é uma das empresas com maior número de Projetos Formare no Brasil, formando 100 jovens por ano.
As aulas são ministradas por voluntários e voluntárias da empresa, que recebem capacitação pela Fundação Iochpe e dedicam seu tempo e talento para compartilhar conhecimentos e experiências com jovens, utilizando a educação como instrumento principal para esta mudança, fortalecendo o propósito da empresa e plantando o futuro, reforçando nosso propósito e nossos direcionadores de cultura.