Jesus, o Cristo

“E vocês?, perguntou ele. Quem vocês dizem que eu sou? Pedro respondeu: Tu és o Cristo.” (Marcos 8.29)

Muito se tem falado sobre Jesus Cristo ao longo da história. Em cada época, pessoas procuram elucidar a pessoa de Jesus, concluindo sobre Ele o que melhor se encaixa em seus referenciais, numa tentativa de apaziguar o desconforto causado pela identidade de “Cristo” revelada pelas Escrituras. A palavra “cristo” é o equivalente grego para “messias” (hebraico), ou ungido. Dizer que Jesus é o Cristo trás todas as implicações contidas nas promessas do Antigo Testamento, declarando-o o enviado de Deus para salvar o mundo. O Príncipe da paz, o Conselheiro maravilhoso, o Deus forte, Pai da eternidade, o Emanuel – Deus Conosco anunciado pelo profeta Isaías.

E todo o referencial do Antigo Testamento não é tudo. Temos ainda o que o próprio Jesus afirmou ser e o que Suas atitudes e ações demonstraram ou revelaram sobre Sua identidade. A despeito de tudo que se digam ao longo da história pessoas as mais diversas têm existido à luz da declaração de Pedro. Têm crido e comprometido suas vidas com Jesus, o Cristo, o Salvador, o Deus Conosco. Não o colocaram como uma possibilidade entre outras de senhores e mestres para suas vidas, mas como o Senhor e Mestre de suas vidas. Perceberam que, se é verdade o que as Escrituras testemunham sobre Jesus e que tem sido crido pelos cristãos ao longo da história, não há espaço para acomodações que nos libere da radicalidade e singularidade do compromisso com Cristo.

A pergunta feita por Jesus aos discípulos é fundamental para a vida cristã de cada um de nós. E a resposta de Pedro é a melhor resposta para nós. Ele não sabia realmente a dimensão e implicações do que estava dizendo. Nós também não sabemos. Jesus como o Cristo em nossas vidas, se nos rendemos pela fé a Ele e nos submetemos, vai tornando-se cada vez mais o nosso Cristo. E aí então vamos compreendendo um pouco mais, conhecendo-o um pouco mais e sendo transformados por Ele, um pouco mais. Quem é Jesus para mim? Quem é Jesus para você? Nos próximos dias exploraremos um pouco mais o encanto, o desconforto e os desafios que nos envolvem por estarmos diante de Jesus, o Cristo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui