“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje.” (Lucas 19.5)
A história de Zaqueu, que Lucas incluiu em seu Evangelho, é bastante conhecida. Apresenta-nos um dos mais explícitos movimentos de Jesus em direção a alguém. A maioria dos encontros de Jesus nos parecem ocasionais. Jesus passa por algum lugar e encontra-se com alguém. Jesus está em algum lugar e alguém chega buscando por Ele. Todavia, penso que nenhum dos encontros de Jesus tenha sido uma mera casualidade. Ele ficou à beira do tanque e encontrou a mulher samaritana. Não foi um mera coincidência. Mas se alguém pensa que foi, não há problema. Porém, no caso de Zaqueu, está claro que não foi. Jesus foi a Jericó e estava determinado a encontrar-se com o publicano. Mais que isso. Ele estava decidido a hospedar-se em sua casa. Isso não foi bem visto pelos judeus (Lc 19.7). Imagine o que pensaram os líderes religiosos!
É desconcertante imaginar que Deus goste das pessoas de quem não gostamos. Mas podemos admitir essa possibilidade, pois isso é certo. Ele gosta. Ele ama cada pessoa. Inclusive aquelas que não suportamos. Ele quer o bem dos que desprezamos. Ele sabe amar pecadores sem corromper-se. Ele não abre mão de Sua justiça e retidão, e trabalha pela justificação dos injustos e pelo conserto dos perversos. Temos muito a aprender com Deus. É interessante notar que o nome Zaqueu significa “puro”, “inocente”. Mas sua fama era bem outra. Ele era rico e não sabemos os caminhos que percorreu para ter o que tinha. O fato é que Jesus o buscou e o resultado foi que Zaqueu tomou decisões radicais sobre sua conduta e o Mestre declarou: hoje a salvação entrou nesta casa! (Lc 19.8-10). A salvação nos muda!
Zaqueu não sofria de deficiência que o impossibilitasse. Não estava faminto e nem enfermo. Ele tinha onde morar e certamente sua casa era bem confortável. Mas isso não o tornava alguém que tivesse vida plena. Só Jesus tem vida plena. Sem Jesus nos falta vida e faltava àquele cobrador de impostos. Zaqueu parece ter percebido isso e procurou ver Jesus. Nem todos percebem. Estar satisfeito materialmente pode gerar muitos enganos! Feliz aquele que consegue perceber sua condição espiritual e sentir frio na alma. Que percebe a solidão da falta de Deus e anseia por Ele. O encontro de Zaqueu com Jesus mudou sua vida e isso mudou sua atitude com os demais. Nosso encontro com Jesus deve nos mudar e um dos sinais será uma nova atitude com o próximo. Enquanto Ele se compadece de nós, seremos levados a nos compadecer dos outros.