Jesus e os cegos de Jericó

“Jesus, parando, chamou-os e perguntou-lhes: “O que vocês querem que eu lhes faça?” Responderam eles: “Senhor, queremos que se abram os nossos olhos”. Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram.” (Mateus 20.32-34)

Jesus estava saindo de Jericó. Mateus registra que dois cegos que costumavam ficar à beira do caminho pedindo esmolas, ouvindo que Jesus estava passando, começaram a gritar: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós” (Mt 20.30). De alguma forma eles ficaram sabendo que poderia dar certo! Que Jesus de Nazaré poderia curar-lhes a cegueira. Que Ele costumava dar atenção a quem normalmente não a recebia. Para Ele não havia invisíveis! Aliás, Ele sempre viu e sempre verá aqueles que normalmente não são vistos. Os dois cegos então gritaram. Não por esmolas. Creram que Jesus tinha mais para dar-lhes. E Jesus os escutou.

Jesus parou. Como é difícil para nós pararmos! Talvez você seja como eu e sinta essa dificuldade. Temos muitas coisas para fazer, temos muitas demandas. Parar não está no programa. Jesus parou. Deveríamos parar mais. Diante de algum sinal de que alguém precisa de misericórdia, de ajuda, de ser ouvido… deveríamos parar. Temos coisas importantes para fazer, mas pessoas também importam. Meu Deus, porque somos tão lentos e resistentes em aprender isso! Jesus parou e deu atenção aos dois cegos. Perguntou o que eles queriam e eles responderam: queremos ver! Nosso Senhor não fez as contas, não julgou se mereciam. Ele lhes deu misericórdia, mostrou compaixão. A bondade de Deus não tem limites. Ele é bom, todo tempo, o tempo todo, Deus é bom. “O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas.” (Sl 145.9). Estou precisando ser melhorado, estou precisando ser mais bondoso.

Preciso tanto da compaixão e da bondade de Deus! Se me forem negadas, o que será de mim? Mas tenho dificuldades em mostrar compaixão e ser bondoso com meu semelhante. Faço contas com facilidade e julgo o mérito. Preciso melhorar! Talvez você seja assim também e precise ser melhor do que tem sido. Precisamos ver, sentir e ter mais olhos para os outros. Normalmente só pensamos em nós mesmos. Queremos ajuda, bênçãos e boas coisas. De minha parte, nem sempre percebo que preciso ser bom, misericordioso, compassivo e amoroso. Devo orar mais pedindo isso a Deus. Devo ansiar ser como Ele é. Na medida que isso acontecer poderei vê-lo melhor, conhece-lo de verdade e desfrutar Sua presença. Entenderei melhor Suas falas e olharei mais na direção em que Ele estiver olhando. Sentirei mais o que Ele sente. Isso é comunhão: partilhar o mesmo coração. Ser cristão é isso. Como sou tolo em pensar que seja outra coisa! Preciso orar como o salmista: Deus, endireita os meus caminhos! (Sl 139.24)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui