As movimentações políticas rumo às eleições 2022 na Bahia vêm mudando a cara dos dirigentes das mais variadas pastas do governo estadual. Neste quinta-feira, dia 31, o governador Rui Costa exonerou três de seus secretários, entre eles, Jerônimo Rodrigues, da Educação.
O pré-candidato a governador, pelo PT, foi substituído por Danilo de Melo Souza.
Além de Jerônimo, Josias Gomes, titular da Secretaria Desenvolvimento Rural (SDR), vai tentar a reeleição para a Câmara dos Deputados. Foi nomeado Jeandro Ribeiro em seu lugar.
Eures Ribeiro sai da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa. Ananda Lage assume a pasta.
A obrigação de desincompatibilização do cargo é imposta por lei, que estabelece afastamento em 180 dias antes do pleito.
Exonerações anteriores
Em 15 de março, o vice-governador da Bahia, João Leão, foi exonerado do cargo de secretário na pasta do Planejamento (Seplan), sendo substituído por Cláudio Ramos Peixoto. Leão tentará o Senado.
Outros secretários que foram exonerados: Nelson Souza Leal saiu da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), substituído por Paulo Roberto Britto Guimarães, e Leonardo Góes Silva deixou a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Seinfra), que é agora liderada por Fábio Rodamilans Silva.
Veja as exonerações no Governo Federal, clicando AQUI.