Jequié: MPF recomenda que Fief deixe de cobrar taxa de matrícula de estudantes do Fies

A instituição deve, ainda, fazer um levantamento dos alunos que pagaram indevidamente a taxa e ressarci-los.

Jequié: MPF recomenda que Fief deixe de cobrar taxa de matrícula de estudantes do FiesO Ministério Público Federal (MPF) em Jequié recomendou que as Faculdades Integradas Euclides da Cunha (Fief) suspendam, em caráter emergencial, a cobrança de taxa de matrícula dos alunos que tenham concluído sua inscrição no Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

A recomendação, de autoria do procurador da República Claytton Ricardo de Jesus Santos, resulta do inquérito civil instaurado este ano para investigar o caso. Segundo o documento, há elementos indicando que a referida instituição de ensino estaria efetuando cobrança indevida de alunos matriculados no Fies.

O MPF recomendou ainda que a instituição de ensino efetue um levantamento de todos os estudantes vinculados ao Fies que pagaram taxa de matrícula nos anos 2012 e 2013, e adote as providências necessárias para ressarci-los do valor indevidamente cobrado. A Fief tem o prazo de 48h, a partir do recebimento da recomendação, para se manifestar acerca do cumprimento ou não das medidas recomendadas sob pena de adoção das medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

Norma

A Portaria Normativa nº 24, de 20 de dezembro de 2011, alterou a Portaria Normativa MEC nº 10, de 30 de abril de 2010, inserindo o art. 2º-A, que veda expressamente às instituições de ensino superior participantes do FIES exigirem pagamento da matrícula e das parcelas das semestralidades do estudante que tenha concluído a sua inscrição no Sisfies.

 

 

Fonte: MPF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui