Jequié: Ibametro reprova bombas de combustível

Cinquenta bombas medidoras de combustível foram reprovadas pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) durante operação conjunta de fiscalização de postos de combustíveis no município de Jequié, localizado a 365 km de Salvador. Resultado: o Ibametro emitiu 68 notificações e 17 autos de infração às empresas com irregularidades, interditando 28 bombas medidoras. Um total de 31 postos foram visitados.

Participaram ainda da operação, realizada de 18 a 20 deste mês, nos municípios de Jequié, Jaguaquara, Itagibá, Santa Inês, Ubaíra, Maracás e Itiruçu, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-Ba).

O objetivo da operação conjunta foi identificar possíveis irregularidades no setor, envolvendo a comercialização de combustíveis com erros lesivos ao consumidor e outros produtos vendidos nos postos, bem como minimizar a sonegação fiscal. Foram encontradas irregularidades diversas, relativas a preço, quantidade, qualidade e validade dos produtos.

“Atuamos em parceria com outros órgãos visando o alcance de melhores resultados, já que nesse tipo de operação são verificados diversos aspectos relativos aos direitos do consumidor. No caso do Ibametro, fazemos testes para avaliar se a quantidade de combustível despejada no tanque do veículo corresponde ao indicado no visor da bomba”, destacou o diretor-geral do Ibametro, Osny Bomfim.


Ascom – Ibametro

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui