Adoro jardins, e vi que Goiânia possui 89,5% de área verde, segundo o IBGE. Com isso, é quase 95 metros quadrados de árvores por habitante na cidade, número impressionante para uma cidade grande.
Grande parte desse número se dá pelo aproveitamento dos espaços livres e públicos da cidade, focados em trazer a natureza para mais perto da população. Na prática, o paisagismo conseguiu transformar vários espaços em verdadeiros jardins ao ar livre.
O segundo lugar pode ser chocante para muitas pessoas, mas Campinas, em São Paulo, é a segunda cidade mais verde do país, com cerca de 88,4% de região arborizada.
A Mata Atlântica localizada na região foi quase que completamente devastada, fazendo com que, em 1994, a cidade implementasse políticas de recuperação. Ao longo dos anos, o investimento em paisagismo foi crescendo e restaurando os pontos mais importantes da cidade. Salvador continua distante do ideal de arborização. Atualmente ocupa a penúltima posição, entre as nove capitais do Nordeste, de acordo com o percentual de arborização em vias públicas (IBGE, 2010).
Penso nos soteropolitanos que nunca se esforçam para ver o verde tão maravilhoso de um jardim, há um embotamento na mesmice de quem mora em Salvador, maravilhados apenas com as praias.