Adoro jardins e vi que Goiânia possui 89,5% de área verde, segundo o IBGE. Com isso, são quase 95 metros quadrados de árvores por habitante na cidade, um número impressionante para uma cidade grande.
Grande parte desse número se deve ao aproveitamento dos espaços livres e públicos da cidade, focados em trazer a natureza para mais perto da população. Na prática, o paisagismo conseguiu transformar vários espaços em verdadeiros jardins ao ar livre.
O segundo lugar pode ser chocante para muitas pessoas, mas Campinas, em São Paulo, é a segunda cidade mais verde do país, com cerca de 88,4% de área arborizada. A Mata Atlântica localizada na região foi quase completamente devastada, fazendo com que, em 1994, a cidade implementasse políticas de recuperação. Ao longo dos anos, o investimento em paisagismo foi crescendo e restaurando os pontos mais importantes da cidade.
Salvador ainda está distante do ideal de arborização. Atualmente, ocupa a penúltima posição entre as nove capitais do Nordeste, de acordo com o percentual de arborização em vias públicas (IBGE, 2010).
Penso nos soteropolitanos que nunca se esforçam para ver o verde tão maravilhoso de um jardim; há um embotamento na mesmice de quem mora em Salvador, maravilhados apenas com as praias.