Desde seus distantes tempos de criança, esse escriba sempre teve uma visão dantesca do Japão: todos os monstros e catástrofes vinham de lá. Motivos? Os filmes de catástrofes e de monstros peludos, gigantescos e letais, que sempre davam o Japão como terra de origem deles e das catástrofes. O terrível, nessa questão de terremotos e tsunamis que destroem, dia após dia, a brava nação nipônica, é saber que a realidade está ganhando, em muito, da ficção.
Depois de Hiroshima e Nagasaqui, pensava-se que o Japão tinha quitado sua cota de tragédias.
Parece que não.
BRASIL
Seu José é um homem pobre, que trabalha por um salário mínimo. Aos 61 amos, seu José teve um AVC brando e precisou de uma consulta razoavelmente urgente. Marcou a consulta pelo SUS em um postinho e foi avisado que deveria aguardar em uma “fila de espera”. Quando foi procurar saber a data, veio a kafkiana informação: não haveria marcação inicial de uma data exata, devendo seu José esperar em casa o aviso, que chegará entre 8 meses a um ano. Quer dizer: seu José vai esperar esse tempo todo para realizar uma consulta. Se tiver que morrer por tempo de espera, quando for chamado já estará enterrado e virando pó.
Que abjeção de país…
VERDADE
Tem razão o poema “Errata”, de Laura Esteves, quando afirma:
“Até os quarenta,
tive a cara que ganhei,
Depois, a que eu conquistei.”
TEXTOS E TEXTÍCULOS
Esse escriba, ao fazer sua cotidiana ronda pelos sites de notícias, se deparou, em quase todos eles, com um texto laudatório ao deputado Timóteo Alves de Brito. Em todos os sites o mesmo texto. Será obra espontânea? Esperemos que sim, que seja de algum admirador que bancou a publicação. Agora, se foi coisa de assessoria, pecou pelo oportunismo.
Como dizia a minha vó Augusta: “Elogio em boca própria é vitupério.”
SEGREDAGENS
Uma fonte, da mais alta confiabilidade, segredou a esses surdos ouvidos que o secretário Wilson Brito Filho não desistiu de sua candidatura a prefeito de Teixeira de Freitas, nem se Timóteo sair candidato. Para encarar a pugna, Wilsinho afirma que precisa ter, no mínimo, 16% nas pesquisas.
Se tiver, vai pro pau.
CORRUPÇÃO
A matéria do jornal Alerta e de outros veículos da cidade falando sob corrupção do governo abatinado caiu como uma bomba nos redutos prefeiturais. Segundo comentários de quem viu e ouviu, S. Exa., o prefeito Apparecido, ficou uma fúria. Debita ele a seus inimigos políticos as denúncias, principalmente a um marketeiro e pensador à solta. O fato é que, até hoje, o prefeito não enfrentou qualquer oposição com base em fatos provados e feita de maneira científica. A oposição que aí vem dá sinais de que será pontuada por provas (sempre) e por uma falta de compaixão política sem tamanho. Respeitadas serão as nuances pessoais e as questões profissionais da vida do prefeito. Aliás, muito mais que esperar-se isso, esse respeito será exigido, de qualquer lado.
Mas o chumbo promete vir grosso.
PEÇONHA
Há jornalistas e repórteres nesse nosso Extremo Sul que se envolvem de tal maneira em questões políticas, que se tornam animais peçonhentos, sem qualquer ofensa. Peçonhentos aqui, significa aqueles que destilam um veneno em quantidade catadupesca, chamando de volta para si uma quantidade ainda maior de tal veneno, destilado, por sua vez, pelos adversários. Há necessidade disso? Faz bem transformar lutas políticas em guerrilhas pessoais, principalmente quando a munição peçonhenta é formada por palavras, disparadas das trincheiras de sites e jornais? Não estariam tais guerreiros lutando de maneira malsã, prejudicando, principalmente, a informação e a ética e, consequentemente, os leitores? E essa guerra, é justa?
São perguntas que a população, já cansada de guerra, está fazendo.
ROBERTA CAIRES
Atores da cena política de Porto Seguro estão se preparando para entrar na justiça contra o outdoor veiculado para o Dia Internacional da Mulher, que mostra Roberta Caíres e uma frase sobre a mulher, claramente referindo-se à Roberta. Alegam os recorrentes que Roberta praticou propaganda eleitoral antecipada. Também querem recorrer sobre o programa de rádio em que Ubaldino lançou a moça candidata, pelo mesmo motivo. Com razão ou não, os oponentes de Ubaldino e Roberta devem é estar com muito medo: o outdoor é uma peça belíssima, com uma frase marcante. Mais: Roberta se mostra lindíssima.
Foi um impacto forte.
JUSTIFICATIVA
Para a turma de Ubaldino, não tem nada a ver a grita dos oponentes. Para eles, o outdoor mostra a diretora da rádio, em um outdoor promocional da rádio, citando um texto bem próprio do programa de rádio de Roberta: nada há de eleitoral na peça.
Se houver a tal ação na justiça, aguardemos o que o juiz vai entender.
PURA POESIA
“meu resfriado é mais importante que o teu câncer
sabão no olho alheio é colírio
pimenta no cu dos outros é talco refrescante
mas quem tem tem medo
teu resfriado é mais importante que meu câncer
(mais tarde ou mais cedo).” (Pedro Lage, em “Human”.)