IV Caminhada Cooperativista Baiana será realizada em celebração ao Dia de Cooperar

alt

As cooperativas do estado da Bahia vão participar pelo quarto ano consecutivo da Caminhada Cooperativista Baiana, promovida com o apoio do Sistema Oceb*. Os participantes se reúnem ao cortejo cívico, durante o tradicional desfile em comemoração ao feriado da Independência da Bahia, no dia 2 de julho. A concentração será no Largo da Soledade, a partir das 7h30. Esta será uma data especial para os cooperativistas no estado, pois serão celebradas duas datas: o Dia de Cooperar 2016 e o Dia Internacional do Cooperativismo.

As cooperativas participantes estão mobilizadas na maior rede cooperativista de voluntariado do país: o Dia de Cooperar – mais conhecido como Dia C. O programa promove e estimula a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente, onde as cooperativas participantes realizam iniciativas de voluntariado e transformação social.

“A prática do cooperativismo traz, em sua essência, a construção de uma sociedade mais justa. O Dia C é capaz de mostrar a importância de uma cooperativa para a região em que está inserida”, destaca Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb. Este ano, 36 cooperativas promovem 45 projetos com mais de 2500 voluntarios. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas sejam beneficiadas em 34 municípios por todo o estado, com ações de saúde, educação, cidadania e responsabilidade socioambiental.

*Sistema Oceb – Composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – Oceb e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA

 

TODO DIA É DIA DE COOPERAR

O Dia de Cooperar, também conhecido com Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. A grande novidade este ano é que as cooperativas passam a contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU para acabar com toda forma de tirania, desigualdade e destruição ambiental (saiba mais: nacoesunidas.org). Em todo o país, são mais de 1200 cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem. Somente em 2015, o Dia C já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com projetos que trazem uma verdadeira transformação social para as comunidades.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui