O prefeito de Itapetinga, acompanhado da primeira dama Cida Moura, visitou nesta manhã o CENDP, onde estão sendo realizados dois cursos profissionalizantes, sendo um de montagem e manutenção de computadores e outro de mecânico e manutenção industrial.
Amanhã, dia 03 de março, será a última aula do curso de Manutenção de Computadores, com carga horária de 160h, que começou dia 06 de fevereiro. No entanto, foi realizado nesta manhã um momento de confraternização, onde a sssistente Social Jadira Gomes, representando o SINE Bahia, e a coordenadora do CENDEP, Ricardina Tarquino, promoveram o encontro das turmas com o prefeito. É importante salientar que todos passarão a fazer parte de um banco de dados que será colocado à disposição do mercado de trabalho local. Os alunos foram totalmente receptivos e muitos utilizaram a palavra para agradecer ao prefeito.
Num momento de muita descontração, o prefeito conversou com os alunos ressaltando a demanda por mão de obra qualificada e o desenvolvimento da cidade. “Estaremos sempre buscando trazer oportunidades como esta. Tenho certeza que vocês em breve estarão ocupando seus lugares no mercado de trabalho, e desejo sucesso a todos”, disse José Carlos Moura.
Os cursos estão sendo realizados através do Projeto Qualifica Bahia, que é executado com recursos do Tesouro Estadual, que vem desenvolvendo cursos de acordo com as principais carências do mercado de trabalho em cada Município, com o objetivo de atender as pessoas de baixa renda e desempregadas, com disponibilidade de horário e idade superior a 18 anos. A escolaridade varia em função de cada curso, e também a duração, que oscila entre 40 e 200 horas.
Os instrutores do curso, Givanildo de Jesus Santos e Helton Eduardo Costa Borges, parabenizaram os alunos e agradeceram a parceria com a prefeitura. “Nós ficamos felizes de poder passar o conhecimento para vocês, e posso lhe garantir que nenhuma cidade nos acolheu tão bem como Itapetinga. A prefeitura não mediu esforços para nos oferecer todo suporte necessário para desempenharmos o melhor trabalho possível”, afirmou Givanildo.
Os cursos são totalmente gratuitos e atende 22 pessoas por turma, e os participantes também recebem lanche e vale transporte. “Nós estamos agradecidos pela oportunidade, os instrutores foram maravilhosos. Nos passaram muitos conhecimentos e esperamos que oportunidades como esta possam surgir. A prefeitura nos proporcionou esta qualificação que vai somar em muito na nossa vida profissional”, ressaltou Ivo Oliveira. O curso de mecânico manutenção industrial que começou dia 27 de fevereiro e prossegue até o dia 30 de março. Segundo Ricardina Tarquino, coordenador do CENDEP, outros contatos para que novos cursos sejam oferecidos à comunidade.