Itapetinga: Prefeito e comitiva visitam Hospital Santa Maria

Atendendo um convite da diretoria do Hospital Santa Maria, na manhã desta quinta-feira (05/04), o prefeito de Itapetinga, acompanhado dos vereadores Alfredo Cabral, Marcos Gabrielle, Romildo Teixeira, Valdeir Chagas e Zenaide Novaes, visitou o Hospital Santa Maria, que passou recentemente por uma reforma. O Santa Maria atende a comunidade itapetinguense há mais de 45 anos e foi fundado pelos médicos Idalécio Andrade, Setímio Orrico e Stênio.

 

O médico cirurgião Vascular e diretor Técnico do Hospital, Dr. Luciano Orrico, recebeu o prefeito e sua comitiva, apresentou a nova estrutura e lembrou o trabalho da unidade hospitalar. “Nestes mais de quarenta e cinco anos o Santa Maria nunca fechou a suas portas para o povo. Sempre atendeu aqueles menos favorecidos que sempre bateram na porta desta unidade de saúde”. Ele salientou ainda que faz parte da diretora juntamente com a Silvana Borges a cerca de dois anos, e implantou uma nova diretriz administrativa visando melhor atendimento aos pacientes. “Eu acredito que esse modelo de gestão, muito mais humanizado, deveria ser aplicado em outras unidades. Porém cada um faz a sua parte, e nós aqui no Santa Maria temos feito muito bem, graças a Deus. A sociedade tem agradecido e nós estamos sempre de portas abertas porque isso é que é importante. O prefeito e os vereadores puderam ver isso, fizemos o que precisava ser feito. Logicamente, é preciso uma parceria em breve, para que assim possamos implementar outros atendimentos e especialidades na unidade para atendermos melhor a comunidade menos favorecida deste município”, destacou o diretor médico.

Para Silvana Borges, diretora Administrativa, a visita foi muito positiva e acenou uma futura parceria, uma vez que o repasse recebido do SUS é bem menor que a capacidade da unidade. “Nós agradecemos essa visita do prefeito José Carlos Moura e dos vereadores que conheceram as nossa instalações após a reforma. Eles puderam perceber que o hospital está aqui preparado à disposição da população, porém temos um repasse do recurso do SUS bem menor que a nossa capacidade de atendimento: recebemos repasse de apenas 50 AIHs e temos capacidade de realizar cerca de 180 atendimentos, e, com isso, aguardamos uma parceria para que possamos firmar um contrato maior e assim o hospital ser devidamente utilizado, dentro da sua capacidade, pois hoje ele está sendo sub utilizado. O prefeito e os vereadores foram receptivos e se colocaram à disposição para nos ajudar, uma vez que estamos em fase de criação de uma associação para ser mantenedora da unidade. A Saúde Plena foi implantada na cidade e sabemos que está em fase de adaptação, porém o prefeito e a secretária Zoraíde já acenaram positivamente para buscar uma melhor distribuição dos recursos em nossa cidade, e assim esperamos ser contemplado brevemente”, salientou Borges.

A diretora lembrou, ainda, que o Santa Maria, apesar de ser uma unidade privada, atende 90% SUS, e teve praticamente 95% de suas instalações reformadas, ficando restando apenas uma sala do centro cirúrgico e a lavanderia.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui