Itapetinga: Portadores de glaucoma passam a receber gratuitamente colírios

É de conhecimento de todos que o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira do Brasil e, dentre essas causas, é a maior causa de cegueira irreversível. Apesar de se tratar de uma doença crônica, que vai acompanhar quem é acometido por ela por toda sua vida, sabe-se também que o seu diagnóstico precoce e o seu tratamento contínuo são os principais fatores que poderão evitar os danos causados pelo glaucoma. O governo tem conhecimento disso e, convicto da necessidade de tornar o tratamento e o acompanhamento do glaucoma acessível a todos, criou o Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma.

Em Itapetinga esse programa já está funcionando numa parceria envolvendo Governo da Bahia, Prefeitura, Secretaria de Saúde e CEOQ – Centro Especializado Oftalmológico Queiroz.

Segundo informações do médico e oftalmologista Givago Queiroz, o CEOQ firmou parceria a nível regional junto ao Governo e atenderá através desse Programa, além de Itapetinga, as seguintes cidades: Caatiba, Firmino Alves, Ibicui, Itambé, Itororo, Iguaí, Itarantim, Maiquinique, Macarani, Nova Canaã e Potiraguá.

Todas as pessoas portadoras de glaucoma e que faz uso de colírios, devem procurar o CEOQ para fazer o tratamento com todo conforto e qualidade, e sem nenhum custo.

Este programa foi estabelecido pelas portarias MS/GM nº 867 de 09 de maio de 2002 e MS/SAS nº 338 de 09 de maio de 2002 que determina que os pacientes portadores de glaucoma podem ter acompanhamento e podem receber a medicação antiglaucomatosa gratuitamente de Centros de Referência em Oftalmologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui