Itapetinga participará na próxima quarta-feira, 29, do Dia do Desafio – evento criado no Canadá e difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Por meio de ações comunitárias, o SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder
público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. A idéia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos em todo o mundo.
Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o número oficial de habitantes do município. A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
Segundo informações do diretor municipal de Esportes, Landoaldo Prates, Itapetinga disputará com a cidade de Salama, na Guatemala. “O gabinete do prefeito José Carlos Moura entrou em contato com o SESC de São Paulo e trouxe esta atividade para nossa cidade, vamos realizá-lo no dia 29 de maio. Podem participar qualquer pessoa individualmente ou em grupo. Pessoas de qualquer idade. Iremos realizar a atividade no Parque da Lagoa, mas durante todo dia vamos realizar ações convidando todos. Mexam-se em qualquer lugar da cidade, com intuito de que as pessoas pratiquem uma atividade por pelo menos quinze minutos. Na sexta-feira passada, o SESC realizou um sorteio eletrônico e Itapetinga vai disputar com a cidade de Salama, na Guatemala. A partir da zero hora do dia 29 teremos que registrar atividades físicas”, explicou o diretor, que ainda informou que durante a quarta-feira um coordenador do SESC de Salvador irá acompanhar essas atividades e registrar no sistema.
Fonte: Ascom da prefeitura