Itapetinga: Novas linhas de crédito são anunciadas durante o planejamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário

A abertura de novas linhas de financiamento, através do Programa Nacional de Crédito Fundiário para jovens que queiram estudar e outra para cooperados que desejem ampliar suas áreas de cultivo foram as novidades anunciadas pelo diretor de Crédito Fundiário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Francisco das Chagas, nesta segunda-feira (24). O anúncio feito na abertura da reunião do Plano Operativo Anual (POA) para 2014, que acontece hoje e amanhã (25) no auditório da Secretaria da Agricultura (Seagri).

Representantes do MDA, do MST, da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA)/Seagri, empresas de Assistência Técnica e beneficiários do programa estão reunidos com o objetivo de avaliar o POA de 2013, e estabelecer novas metas para este ano. “Em 2013 o programa foi reformulado, mudaram as condições de financiamento, houve diminuição dos juros, aumentaram prazo e carência, além das alterações dos critérios de elegibilidade, e agora vamos ver de que forma isso pode ser operacionalizado”, destacou Francisco das Chagas.

O coordenador executivo do CDA, Luis Anselmo, deu as boas-vindas aos participantes, e reafirmou que “o programa continua sendo uma excelente ferramenta de reforma agrária que está à disposição de todos agricultores que desejam ter a sua própria terra”.

A Bahia é o terceiro estado com maior número de contratações no programa, que é uma porta de entrada para o conjunto de outras políticas voltadas para agricultores familiares.

AQUISIÇÃO DA TERRA

O Programa Nacional de Crédito Fundiário é um importante mecanismo para o avanço da agricultura familiar na Bahia. Trata-se de um programa do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), destinado aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, organizados através de associações comunitárias, ou também a agricultores que decidem comprar um imóvel individualmente. As famílias que participam do programa passam a ser assistidas pela Unidade Técnica Estadual da CDA e também com a rede de apoio formada por diversos parceiros prestadores de Assistência Técnica e Extensão Rural.


Imprensa Seagri

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui