Itapetinga: Mototaxistas recebem colete

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (04/05) em Itapetinga, no Paço Municipal, solenidade de entrega dos coletes aos mototaxistas devidamente recadastrados. Estiveram presentes o prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura, a primeira-dama, Cida Moura, secretários municipais, os vereadores Alfredo Cabral, Marcos Gabrielle, Romildo Teixeira, Valdeir Chagas, o Tenente Coronel Serpa e centenas de mototaxistas.

O colete que os mototaxistas receberam é um modelo aprovado pelo INMETRO, pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) foi entregue em regime de comodato a todos os profissionais que estão devidamente cadastrados e atendam às exigência legais, conforme as Resoluções do CONTRAN/DENATRAN

Com esta iniciativa a COMUTRAN, visa à regulamentação e a organização da categoria na cidade, visando segurança para os profissionais e usuários deste serviço assim como maior organização no trânsito local. Segundo informações de Reinam Gusmão, Coordenador da COMUTRAN, cerca de quatrocentos mototaxistas já estão devidamente recadastrados. Na oportunidade ele fez um chamado para os profissionais que ainda não regularizaram a situação para que procurassem a coordenadoria, evitando problemas futuros, uma vez que o trabalho de fiscalização será iniciado, salientando a importância da iniciativa.

Especula-se que cerca de seiscentos profissionais exerçam a atividade clandestinamente, muitos deles sem a devida habilitação, sem qualificação específica de transporte de pessoas e sem as condições mínimas de segurança.

Representando a categoria, Marcos Dionizio, mas conhecido como Paulista usou a palavra e parabenizou ao prefeito e a COMUTRAN pela iniciativa e fez uma homenagem ao gestor entregando um capacete em nome da classe e em forma de agradecimento.

Dia mundial do trânsito e da cortesia ao volante

No dia 05 de maio é comemorado o dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, e a Secretaria Municipal de Saúde em parceira com o Setor de Educação para o Trânsito da COMUTRAN celebraram a data junto aos mototaxistas, sorteando brindes e capacetes e realizaram na sexta-feira (05/05), Pit Stop com panfletagem, visando a conscientização dos motoristas.

Segundo Debóra Froes, coordenadora do Programa DANT, Doenças e Agravos Não Transmissíveis no município, Itapetinga de acordo com o cenário brasileiro apresenta como principal causa de mortalidade as doenças cardiovasculares, sendo os óbitos por causas externas (acidente de trânsito), a segunda causa de mortalidade que vem apresentando um aumento significativo nos últimos 8 anos segundo consta nos relatórios anuais realizados pela Vigilância Epidemiológica.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui