Itapetinga: Inema inicia as audiências do projeto de ampliação da Veracel

Aconteceu nesta terça-feira (9), no Ginásio de Esportes de Itapetinga, a primeira audiência pública referente ao processo de licenciamento para a ampliação da Veracel Celulose, promovida pelo Governo da Bahia, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). A reunião foi presidida pelo diretor do INEMA, Júlio Mota, e teve como objetivo apresentar e discutir democraticamente com a população dos municípios envolvidos (Itapetinga, Encruzilhada, Macarani, Itarantim, Maiquinique e Potiraguá) o projeto de expansão da Veracel, que pretende aumentar a atual área de plantio de eucalipto em 107 mil hectares e a sua capacidade de produção de celulose em mais 1,5 milhão de toneladas por ano.

O projeto de ampliação foi apresentado por Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da Veracel, que detalhou as suas etapas e os compromissos da empresa. Depois foi a vez dos consultores Albertone Pereira, da empresa Cepemar; e João Sampaio, da Cosmos Engenharia, que exibiram os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), onde apontam as providências necessárias para a minimização ou eliminação desses impactos. Participaram do debate os representantes de movimentos sociais, estudantes, empresários locais, produtores rurais, ONGs e representantes de câmaras e das prefeituras municipais, que puderam manifestar suas posições e debater as questões de seu interesse.

“Para a Veracel as audiências são espaços democráticos importantes, pois nos dão a oportunidade de dialogar, conhecer as diversas visões e esclarecer nosso projeto de desenvolvimento sustentável”, diz Renato Carneiro.

Mais três audiências estão previstas, envolvendo grupos de cidades afetadas pelo projeto de expansão: Canavieiras (dia 10, com os municípios de Canavieiras, Santa Luzia e Mascote), Porto Seguro (dia 11, com os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte) e Eunápolis (dia 12, com os municípios de Eunápolis, Itapebi, Itabela, Guaratinga e Itagimirim). Para garantir o acesso das comunidades, foram disponibilizados ônibus a partir das cidades e distritos destas localidades.

Mais informações no site do Inema (www.inema.ba.gov.br) ou no blog Transparência no site da empresa (www.veracel.com.br).

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui