1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra AIDS, que é celebrado em todo mundo desde 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde. O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover a análise da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.
Para comemorar a data em Itapetinga, a Secretária Municipal de Saúde e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) realizaram nesta quinta-feira, 01, o Pit Stop no Dia D, na Praça Dairy Walley, com realização de teste rápido diagnóstico para HIV, com entrega do resultado.
O CTA, já há alguns dias, está realizando o CTA Itinerante nos municípios da 14ª Dires com deslocamento sua equipe para realizar: aconselhamentos sobre DST/AIDS e testes rápidos diagnóstico para HIV, com entrega do resultado.
PROGRAMAÇÃO
• MACARANI: DIA 05/12/2011
• ITARANTIM: DIA 07/12/2011
• POTIRAGUÁ: DIA 06/12/2011
• IGUAÍ: DIA 09/12/2011
O CTA está localizado na Rua Salvador, s/n, Centro (no Prédio da Maçonaria). Qualquer dúvida entre contato com o telefone 77 3261-8391. Devemos desconstruir o preconceito com as pessoas que vivem com HIV/AIDS, e conscientizar a população sobre os comportamentos seguros de prevenção. Viver com AIDS é possível, com preconceito não!
O CTA também realizará, nos dias 05 e 06 de dezembro, capacitação dos odontólogos nos atendimentos para as PHVA (pessoas vivendo com HIV\AIDS), com dois facilitadores do CEDAP (Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa), para profissionais do Município de Itapetinga e região. Já no dia 08 de dezembro, terá a última etapa do Curso de Capacitação para Profissionais da Educação, oferecido pelo CTA e a Secretaria Municipal de Saúde, abordando temas como: Saúde Sexual: uma realidade que precisa ser trabalhada; Saúde e Prevenção nas Escolas; DST´s (sífilis, gonorréia, HPV, HIV, HTLV): formas de prevenção; Higiene íntima; Sexualidade na infância, adolescência e melhor idade; homossexualidade e transgênero (preconceito, discriminação e direitos).
No final do curso, os participantes deverão fazer um projeto para atuar em suas escolas no ano de 2012. Os profissionais, que participarem de todos os encontros e entregarem o projeto, receberão certificado referente ao curso. A escola ou instituição receberá um certificado, onde será destacado que está habilitada a trabalhar com o tema: saúde, sexualidade e assuntos afins.