Itapetinga: Consultor da Unesco e Minitério da Cultura visita o município

Itapetinga será Município Multiplicador no Processo de Criação do Sistema Nacional de Cultura no Território

O Programa de Fortalecimento Institucional pela Implementação do Sistema de Cultura está em andamento em todo o Brasil. Lançada no mês de março pelo Ministério da Cultura (MinC), a iniciativa visa apoiar a consolidação de políticas estruturantes para a cultura, através de três ações pontuais: orientação de entes federados sobre o Acordo de Cooperação Federativa do Sistema Nacional de Cultura (SNC), auxílio à elaboração dos Planos de Cultura de estados e municípios, e capacitação dos gestores públicos da região Nordeste.

Para orientar estados e municípios sobre a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), o MinC firmou acordo de cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), através do qual foram contratados consultores que atuam em todo o país. A etapa atual do programa envolve esclarecimentos sobre o Sistema, apontando metas e benefícios, apresentação de casos de sucesso de municípios integrados ao SNC e suporte para adesão ao Sistema.

Em Itapetinga, foi realizada na tarde desta segunda-feira (21/05), no auditório da Sec. Municipal de Educação, uma reunião envolvendo representantes de instituições locais ligadas a cultura, dentre eles: Eliane Chaves, secretária de Educação do Município, Mauricio Gomes, diretor Municipal de Cultura, Agnelo Nunes, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Ramiro Oliveira, presidente da Academia Itapetinguense de Letras, Sérgio Gomes, presidente da Associação Amigos do Museu de Arte e Ciências de Itapetinga, Sérgio Ramos, secretário de Cultura de Itororó, e Armando Almeida, consultor da UNESCO e do Ministério da Cultura, que está orientado alguns municípios baianos na criação do Sistema Nacional de Cultura.

A visita de Armando teve como objetivo trabalhar Itapetinga no Território do Médio Sudoeste como município multiplicador junto ao Sistema Estadual e ao Nacional de Cultura. Em entrevista, ele destacou o potencial da cidade. “Itapetinga avançou bastante no Sistema Municipal de Cultura, com a criação do seu Conselho de Cultura e o seu Plano Municipal de Cultura, tudo isso em Lei, inclusive o seu Fundo Municipal de Cultura. Eu vejo Itapetinga como um potencial muito grande. Tem biblioteca a cerca de cinqüenta anos, tem museu, zoológico, grandes eventos, festivais de musica, de curta metragem, esse município tem potencial para ser multiplicador, não o escolhemos por acaso”, afirmou o consultor.

Na reunião ficou definido um novo encontro para a primeira quinzena de julho com representantes de todas as cidades do Território, visando à apuração de indicadores, contato com gestores e conselhos de cultura para coletar mais informações, agendar encontros e seminários, para condução de grupos de trabalho sobre o Sistema Nacional de Cultura.

A Bahia foi o segundo estado da região Nordeste a concluir o processo de adesão ao SNC – Sistema Nacional de Cultura e possui 68 municípios integrados e Itapetinga faz parte deste grupo como multiplicador no Território Médio Sudoeste da Bahia.

O estado é uma das unidades da federação de maior organização nos setor da cultura, e tem sido um grande parceiro do MinC na implantação do SNC.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui