No sentido de estimular a geração de emprego e renda, a Prefeitura de Itanhém, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, pelo Programa de Trabalho Social em Habitação, ofertou um curso de capacitação para produção de materiais de higiene e limpeza ás famílias beneficiadas com as novas unidades habitacionais (casas populares).
O curso ocorreu na Escola Família Agrícola de Itanhém (EFAI), ministrado pelo químico Alberto Santos. As representantes das 50 famílias tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos para produção de desinfetante, detergente, água sanitária e amaciante de roupas.
Além desta ação, já foram desenvolvidos vários encontros educativos, através de palestras com parceiros da rede de apoio do Projeto Social, onde foram trabalhados os temas de: Higiene Mental e da Alma, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Higiene do Corpo e do Ambiente, pelo do Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF); e Violência Domestica e Negligência Familiar, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A ideia agradou os concluintes, que falam agora em montar uma cooperativa para produzir materiais de higiene e limpeza.
Considerando que esta atividade no Programa é obrigatória e indispensável aos beneficiários, faz-se necessário que os gestores municipais organizem seus orçamentos de forma a atender a esta contrapartida como aquelas já previstas nos programas das demais políticas públicas e, neste sentido, a atual gestão não mediu esforços para dispor condições de ofertar os vários serviços em execução no Projeto Social.
Fonte: Ascom da prefeitura