Itanhém: Equipe da Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra HPV

Itanhém: Equipe da Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra HPVNa segunda-feira, dia 10 de março, o Governo Federal lançou a campanha nacional de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), para meninas com faixa etária de 11 a 13 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o HPV é o maior causador de colo de útero.

Em Itanhém a campanha foi iniciada nas unidades de saúde, em parceria com o NASF e com a secretaria de Educação, elaborando estratégias para divulgação da vacina nas escolas públicas, como forma de reforçar a sensibilização para a vacinação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, foi elaborado um calendário para que sejam atendidas todas as meninas que se enquadram na faixa etária e palestras estão sendo realizadas em todas as ESF´s para alertar sobre a nova vacina.

Além da primeira dose, cada menina deve tomar mais duas doses para completar a proteção. A segunda dose seis meses após a primeira. A última é aplicada cinco anos depois da primeira dose.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, a vacina será oferecida para as meninas na faixa etária de 9 a 11 anos.

Ainda de acordo com Ministério da Saúde, o HPV é capaz de infectar a pele e as mucosas. Existem mais de 150 tipos do vírus, sendo 12, que se apresentam de alto risco e que podem provocar câncer. O vírus pode ficar instalado no organismo durante anos sem apresentar nenhum tipo de manifestação.

Para ser vacinada, é preciso apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui