Itanhém adere ao projeto “Partiu! #Testagem” e realiza testes em alunos

Itanhém adere ao projeto “Partiu! #Testagem” e realiza testes em alunos
Itanhém adere ao projeto “Partiu! #Testagem” e realiza testes em alunos. Foto: Ascom

Em parceria com o estado, a prefeitura de Itanhém está executando o projeto “Partiu! #Testagem nas Escolas”, uma iniciativa das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação.

O objetivo da ação é identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar por meio da testagem de funcionários e estudantes, com idade superior a 13 anos, da rede pública e estadual onde houve o retorno das aulas presenciais.

Os testes iniciaram no dia 18 de novembro e, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, são seis etapas, feitas de 15 em 15 dias, com amostras encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen/BA).

Itanhém adere ao projeto “Partiu! #Testagem” e realiza testes em alunos
Foto: Ascom

Como aulas da rede municipal ainda não retornaram, o colégio Polivalente, por enquanto, é o único a participar do projeto. Durante a primeira etapa, o município descobriu um caso positivo, onde a equipe fez todo trabalho de isolamento, e testagem e monitoramento dos contatos.

Na segunda etapa, todos os testes realizados deram negativo. A última etapa desse ano será realizada nos dias 16 e 17. Estima-se que essa amostragem aleatória entre os indivíduos assintomáticos cubra até 20% da comunidade escolar.

Para além do rastreamento dos casos assintomáticos, o uso de máscaras, o distanciamento social e a higiene frequente das mãos são as medidas básicas para evitar a disseminação da Covid-19 na comunidade escolar e na população geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui