Com o tema: “As várias formas de mudar Itanhém, a Bahia e o Brasil”, aconteceu, na última sexta-feira (4/9), a 3ª Conferência Municipal de Juventude, organizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O evento, que aconteceu no Espaço Super Lar, teve inicio ás 7 horas com um café da manhã para os participantes. Em seguida, foi realizada a abertura oficial com a composição da mesa, onde foram convidados o prefeito Bemtivi, o vice-prefeito Alex Chaves, a secretária de Desenvolvimento Social, Lidiane Martins Guimarães, o vereador Audrey Correia, o palestrante pastor João Batista e a representante da Comissão Municipal da Juventude de Itanhém, Damares Alves Correia.
“Pra nós é motivo de felicidade ver esta casa cheia, num evento de tamanha importância para nossa juventude. Todas as vezes que abrimos espaço para que os vários seguimentos da sociedade possam se reunir para debater propostas, discutir ideias que vão proporcionar mudanças para nosso município, estado e país, realmente vemos que a democracia está acontecendo em sua plenitude. A juventude é forte, mas precisa estar cada vez mais engajada. Não existem conquistas se nós não debatemos, se nós não miramos em um objetivo e, este é o nosso chamamento nesta manhã para vocês”, disse a secretária Lidiane.
Em seu discurso, o prefeito Bemtivi falou da importância das conferências no direcionamento das ações que devem ter o município e pediu um momento de silêncio, lembrando o menino sírio que morreu afogado na Turquia. “Idéias brilhantes podem surgir aqui hoje e servir também de uso para o país e para o mundo. Testemunhamos esta semana algo que é constrangedor para nós como seres humanos. Ficamos imaginando que precisamos fazer algo. Algo que, talvez, a gente acha que, fazendo aqui, não possa interferir no processo global, mas pode sim! O que está nos levando a cenas catastróficas como estas são a falta de amor e, principalmente, a falta de relação com o próximo. Se nós não fizermos alguma coisa será, verdadeiramente, o naufrágio da humanidade”.
Durante o evento, também houve momentos culturais com voz e violão e demonstrações de karatê, apresentados pelos adolescentes e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A palestra principal foi ministrada pelo psicanalista, professor e pastor João Batista Aguiar, de Teixeira de Freitas, que abordou o tema da conferência de maneira diferente, confrontando os jovens a ser a mudança que precisamos.
Após a palestra, os participantes se dividiram em 6 eixos e tiveram uma hora para debater o tema, elaborar e aprovar as propostas, conforme regimento interno.
Logo depois das propostas serem apreciadas, houve a eleição dos delegados que vão participar da próxima etapa da Conferência da Juventude, que será em Itabuna. Ao final da conferência foi servido um almoço e, na sequência, feita a entrega dos certificados aos participantes.
Ascom da prefeitura