Itamaraju recebe nota A do Tesouro Nacional em conceito fiscal

Itamaraju recebe nota A do Tesouro Nacional em conceito fiscal

Itamaraju recebeu mais um retorno positivo oriundo da política austera adotada pela Prefeitura Municipal. Com o saneamento das finanças públicas realizado no primeiro mandato e um trabalho intenso no resgate das certidões de regularidade fiscal, colocando as contas “em dia”, o Município conquistou a nota máxima, categoria A na avaliação CAPAG (Capacidade de Pagamento), do Tesouro Nacional.

A ponderação é uma nota que as instituições de crédito atribuem a um possível credor de acordo com sua capacidade de pagar as dívidas, de extrema importância para aquisição de novos financiamentos para o Município.

A avaliação da capacidade de pagamento é parte do sistema de garantias da União e pré-requisito para concessão de garantia para contratação de operações de crédito por Estados, Distrito Federal e Municípios. Ela é o principal indicador de saúde fiscal utilizado pelo Tesouro Nacional para definir a trajetória de endividamento dos Entes. A classificação varia de A a D, do rating CAPAG. Itamaraju sempre esteve à baixa da média. Agora em 2021, alcançou a nota máxima, A.

A análise utiliza os dados disponibilizados no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI) e no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias; a metodologia do cálculo, dada pela Portaria MF nº 501/2017, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do Município.

Com essa nova posição no rating CAPAG – significa que as Obrigações Financeiras de Itamaraju estão cobertas pela Disponibilidade de Caixa, apurou-se nota A.

Segundo dados abertos do último CAPAG Municípios, com posição em abril de 2021, os ratings de crédito atribuídos pelo Tesouro Nacional mostram:
23,7% dos municípios com nota A;
17,6% dos municípios com nota B;
39,2% dos municípios com nota C;
0,1% dos municípios com nota D.
19,4% dos municípios com nota n.d. (municípios em que a nota geral no CAPAG não foi calculada por falta de dados em algum dos indicadores).

Tecnicamente, a nota A do ranque abre maiores possibilidades de crédito para investimento no município, com melhores condições de taxas de financiamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui