Se criado, seria o 4º do Governo Federal, um marco histórico para o nosso país e para Itamaraju
Uma iniciativa parlamentar em tramitação no Congresso Nacional prevê a criação do Monumento Natural do Pau-Brasil, nos entornos da Pedra do Monte Pescoço, no Assentamento Pau-Brasil, município de Itamaraju.
O Projeto de Lei nº 5452/2020 é assinado pela deputada Leandre e pelos deputados Célio Studart, Enrico Misasi e Israel Batista, todos do Partido Verde (PV) de diferentes estados.
Entre as finalidades apontadas, estão: a preservação espécie pau-brasil (Paubrasilia echinata), ameaçadas de extinção, deste 2004; promover a educação ambiental; preservar sítio natural raro, de idade e tamanho singulares e incentivar o turismo responsável e sustentável, em consonância com o Plano de Manejo do Monumento
Natural do Pau-Brasil.
Pau-brasil gigante
Dentre a justificativa da proposta, está a descoberta de uma árvore de pau-brasil com idade aproximada de 600 anos e proporções inéditas, no último dia 22 de novembro, a partir de expedições feitas no município de Itamaraju pelo grupo de pesquisadores.
A árvore em questão possui 7,13 metros de circunferência na altura do peito (a 1,30 metros do solo) e mede aproximadamente 40 metros. Leia mais: Maior pau-brasil do país é descoberto em Itamaraju: árvore pode ter mais de 500 anos
Monumentos naturais
Se aprovado, o Monumento Natural do Pau-Brasil deve ser administrado pelo ICMBio (Governo Federal) – órgão ambiental ligado à esfera do poder público que a criou. A sua categoria foi criada pelo artigo 12º da Lei do SNUC (Lei 9.985/2000).
O Monumento Natural do Pau-Brasil seria o 4° criado pelo Governo Federal, um marco histórico para o Brasil e para Itamaraju. Além destes, já existem outros 27 na esfera estadual e 11 na municipal pelo país, somando 41.