Itamaraju: Município assume gestão e expansão do videomonitoramento

Itamaraju: Município assume gestão e expansão do videomonitoramento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura Municipal de Itamaraju assumiu totalmente a gestão do projeto de videomonitoramento da cidade, com a manutenção e ampliação do sistema para os principais pontos estratégicos da área urbana e pela busca na tecnologia de mecanismos eficientes para o combate ao crime, numa parceria com as polícias Militar e Civil, além do Ministério Público.

A responsabilidade pública foi anunciada na manhã do dia 28 de agosto durante o lançamento do Projeto Piloto do Sistema de Videomonitoramento da cidade de Itamaraju, no salão do júri do Fórum Derneval Belucci, pela secretária municipal de Finanças, Lucilene Curvelo, por ocasião que representou o prefeito Pedro da Campineira, que estava em viagem oficial para Brasília.

O projeto foi lançado pela 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju, instituição que passa a promover o monitoramento do sistema com policiais treinados para este fim. Inicialmente foram instaladas quatro câmeras em pontos estratégicos – nas entradas e saídas da cidade e no centro comercial – com grande alcance de ruas importantes. O sistema gerencial está concentrado no quartel da Polícia Militar onde fará a captura das imagens digitais através de câmeras conectadas em redes, permitindo a visualização, o gerenciamento e a gravação destas imagens com perfeita definição em quaisquer condições ambientais, e também a integração com sistemas de Controle de Acesso.

Conforme o comandante da 43ª CIPM, major Edmar Ivo Leão Júnior, o projeto de videomonitoramento do centro da cidade será uma das armas mais eficientes na luta contra o crime, por trata-se de uma tecnologia moderna e confiável. Major Leão informou que o custo médio para cada equipamento funcionando é de R$ 9 mil, e explicou que o Sistema de Videomonitoramento só foi implantando devido à parceria com o MPE (Ministério Público Estadual), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Prefeitura Municipal e a ajuda da sociedade civil organizada.

Itamaraju: Município assume gestão e expansão do videomonitoramento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os promotores de justiça da comarca, João Batista Madeiro Neto, titular da 1ª Promotoria Pública, e Augusto Joaquim de Azevedo Junior, titular da 2ª Promotoria Pública, entraram no projeto propondo na Justiça transações penais, que tiveram penas de crimes de menor potencial ofensivo, revertidas em recursos destinados à compra dos equipamentos. Segundo João Batista, o projeto é mais uma ferramenta moderna e inovadora de apoio para as forças de segurança pública com câmeras de videomonitoramento eletrônico, que vão proporcionar mais tranquilidade a população comercial e transeunte da cidade. O promotor se comprometeu em destinar, sempre que possível, outros recursos oriundos das transações penais e acordos que envolvem o MP em Itamaraju para a continuação do projeto.

Para o projeto funcionar com 100% de qualidade e atender a demanda aguardada será preciso manter o sistema em atuação 24 horas e, para isso, a Prefeitura Municipal assumiu a responsabilidade de cuidar do projeto em parceria com as forças de segurança do município. Segundo a secretária municipal de Finanças, Lucilene Curvelo, o município está celebrando um contrato por meio de processo licitatório com uma empresa especializada em videomonitoramento que dará todo suporte de manutenção, ampliação dos serviços com novos equipamentos e também a readequação do sistema tempos em tempos na zona urbana da cidade, levando em conta critérios de localização geográfica com plano de pontos de viabilidade técnica para transmissão das imagens coletadas pelas câmeras.

 

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui