Itamaraju: Mobilização contra clandestinidade no transporte público para o município

Mototaxistas, taxistas e representantes da empresa Viação Itamaraju (concessionária do serviço de transporte coletivo do município) bloquearam o trânsito de veículos em vários pontos da cidade na manhã desta terça-feira, 12, para cobrar do poder público ações mais enérgicas contra esse tipo de transporte.

Diretores da Viação Itamaraju reclamam que a atividade clandestina tem impactado diretamente na arrecadação da empresa e forçado inclusive a demissão de funcionários. Já os mototaxistas afirmam que alguns colegas estão enfrentando grande dificuldade por conta da queda vertiginosa no movimento ocasionado pela ação dos clandestinos.

Uma comissão formada pelos diretores da Viação Itamaraju, Patrícia Ferreira e Ricardo Ferreira, mototaxistas, incluindo o presidente da Associação da categoria, Tiago Marques, o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Extremo Sul da Bahia e diretor da Força Sindical no Estado, Adelson Cirilo, e Estemar taxista, foi recebida polos secretários municipais – de Administração, Marcos Aurélio Rodrigues Teixeira, e de Finanças, Luciene Curvelo – pelo procurador Esterfeson Fontes Marcial, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Guilherme e pelo vereador Kêu de Júlio Martins, que representou a legislativo.

Na ocasião, Lucilene fez um retrospecto do que foi combinado com os mototaxistas e o que foi atendido até o momento. Ela lembrou que em uma reunião anterior o município havia se comprometido em convocar, a partir deste mês de janeiro, os agentes de trânsito aprovados no último concurso, para, dessa forma, regulamentar a municipalização do trânsito de forma efetiva. Além disso, também como acordado, no dia 21 de novembro de 2015, foi impetrada uma ação na justiça pedindo que os que estão atuando no transporte de passageiros sem o alvará da Prefeitura sejam retirados e proibidos de atuar.

A secretária reafirma que a gestão está cumprindo todos os compromissos acordados.

Durante a reunião houve o comprometimento da Prefeitura em iniciar uma ação de fiscalização ainda essa semana, no que depender do executivo municipal.

Horas depois da reunião, a prefeitura fez publicar o edital de convocação dos dez agentes de trânsito aprovados no último concurso, conforme prometido. O edital, assinado pelo prefeito Manoel Pedro, está inclusive, na edição desta terça-feira, 12, do Diário Oficial do município.

Com a convocação e as nomeações, Itamaraju vai requerer de fato sua inclusão no sistema do DENATRAN, já que existe a lei da municipalização sancionada em 2010. Isso vai dar condição ao município de punir os infratores que agem com irresponsabilidade no trânsito local e também fiscalizar e autuar os clandestinos.

 

 

Nilson Chaves

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui