Itamaraju: Formação continuada de professores é uma realidade no município

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que em um dado momento, a tua fala seja a tua pratica” com a responsabilidade de fazer o melhor contribuindo com a educação do município, a Secretaria Educação, juntamente com a coordenação de Ensino Fundamental e Núcleo Municipal de Alfabetização e Letramento (NALFA) garantem a formação continuada dos profissionais da educação de Itamaraju.

O encontro proposto aos profissionais de educação, no contexto da prática, atendendo as políticas públicas para a formação continuada de alfabetizadores, durante os encontros dos profissionais diversas mudanças e inclusões são discutidas e abordadas no plano municipal de educação. O encontro dos educadores visa cumprir a adesão ao Programa Educar para Transformar e vinculando o mesmo, ao Programa Pacto Pela Educação.

Cerca de 310 profissionais participam da formação que acontece nos dias 12 e 19 de março de 2016 na Escola Municipal Novo Prado e, dando continuidade em outras unidades escolares, no centro da cidade em outras datas programadas.

Durante a formação continuada, todas as atividades desenvolvidas na formação contarão como partes do planejamento semanal do professor, e participam da formação os educadores das escolas da sede e interior do município. Toda a ação desenvolvida nas salas de aula é acompanhada e orientada pela técnica e coordenadora Municipal Pacto/Pnaic, Cristiane Cardoso.

“Dito de outro modo, os professores estão no centro das preocupações e das políticas educacionais, que conferem um papel central aos processos de educação e formação, o conjunto de competências que um profissional tem, faz-se necessário o reconhecimento social como característica de uma profissão que constrói o mundo”, finalizou Cristiane Cardoso.

A formação continuada busca levar aos alunos uma grande diversidade no ensino proporcionando mais qualidade e combatendo o baixo desempenho de alunos nas salas de aula. A iniciativa atribui grande parte aos professores e a sua formação, espera-se dos docentes que atuem como agentes responsáveis e se incumbam de promover as mudanças esperadas na qualidade do ensino.

As políticas educacionais no Brasil têm como ponto de partida a necessidade de melhorar a formação dos professores e dos formadores de professores, os quais são considerados atores fundamentais na estratégia global da construção da sociedade do conhecimento e mudanças e novas demandas.

Por: Henrique Peixoto/ASCOM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui