Itamaraju: Avanços na educação são destaques durante Jornada Pedagógica

O início da Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Itamaraju foi marcado pelo comparecimento em massa dos servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação (SMEI), no auditório da FACISA/CESESB no Bairro Santo Antônio do Monte, no último dia primeiro. O recinto ficou pequeno para tanta gente.

De acordo com técnicos da Secretaria, pelo menos 800 pessoas, entre professores, coordenadores, diretores, auxiliares e técnicos administrativos educacionais, secretários escolares, entre outros, participaram daquele momento inicial.

Itamaraju: Avanços na educação são destaques durante Jornada PedagógicaPara que a solenidade não se prolongasse, apenas a secretária de Educação, Eliene Celes, se pronunciou numa mesa formada principalmente pelos coordenadores dos vários departamentos da Educação Municipal. Entre estes: o Departamento de Administração da Educação e as coordenações de Educação Básica, de Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Educação para Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Inclusiva e Saúde na Escola. Os conselhos municipais de Educação, FUNDEB e Alimentação Escolar também participaram da composição da mesa.

Ao se pronunciar, a secretária justificou as ausências da colega das Finanças – Lucilene Curvelo, e do prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, que estavam retornando de uma viagem oficial à capital baiana. Ela aproveitou o ensejo para agradecer publicamente ao gestor pelo apoio incondicional dado à Educação do município, e, aos servidores da Educação pelo empenho de cada um em contribuir para os avanços alcançados.

“Os méritos pelos resultados não são meus somente, ou do gestor, ou da nossa amiga e parceira Lucilene, mas são também de vocês, porque ninguém faz nada sozinho”, ressaltou Celes, destacando que os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino tem sido os maiores beneficiados.

Conciliado com o ponto de vista da secretária, o palestrante da noite, professor da UNEB, Gean Paulo Gonçalves Santana, formado em psicanálise e especialista em linguística textual, defendeu que a escola que encanta e a educação que transforma só são possíveis com a junção de mãos e a realização de uma pedagogia viva e de movimento. O palestrante apontou como o mal do século, a ausência do comportamento nas salas de aula e a inexistência de um trabalho voltado para sanar este problema. A cerca disso concluiu: “é muito mais complexo ensinar nos dias de hoje”.

Itamaraju: Avanços na educação são destaques durante Jornada PedagógicaProfessor Gean Paulo fez menção a inúmeros pensadores e autores, entre estes, Paulo Freire. E, com a inserção de imagens como a do cardume que em formação desenvolvia o formato de um grande peixe, ou do vídeo ‘O menino e a árvore’ que exaltava o trabalho em equipe, passou a mensagem de que ninguém é bom sozinho e faz algo sozinho, e de que a Escola é feita de parceria.

Com olhos e ouvidos atentos a sua explanação ilustrada em alguns momentos por elementos da mitologia grega, Gean Paulo encerrou com uma frase que nos remete a uma grande e profunda reflexão sobre o estar bem para poder transmitir algo bom: “quem não tem jardins por dentro não será capaz de plantar jardins por fora nem de caminhar entre eles”.

A continuidade

Na terça-feira (02) pela manhã, a Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Itamaraju continuou com recintos cheios. No Centro de Convivência do Idoso, aconteceu seminário dirigido aos professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, com palestra do professor – filósofo – Pedro Rafael Farias Evangelista.

Na Câmara Municipal, houve seminário e palestra direcionados a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Educação Especial, com aula show do professor Estevon Gean Ferrari. Professor Estevon que, diga-se de passagem, fez um verdadeiro carnaval com os professores.

O evento da Câmara contou com a participação dos vereadores Mazuk e Chico do Hotel (presidente do Legislativo itamarajuense), e da secretária de Finanças Lucilene Curvelo. Na ocasião, coube à secretária Lucilene a missão honrosa de destacar os feitos da Educação no decorrer dessa gestão. Entre os pontos abordados pela titular das Finanças de Itamaraju estavam o grande número de Licenças (Prêmio) concedidas nos dois últimos anos, bem como as mudanças de nível proporcionadas aos servidores da Educação.

“Esse Governo é recordista na concessão de Licenças, temos convicção que ainda existem muitas pessoas que não foram contempladas, mas esse ônus não pode ser cobrado dessa gestão, sim dos gestores anteriores que nunca se preocuparam em dar ao servidor aquilo que é seu por direito, nesse caso a licença”, destacou Curvelo.

Itamaraju: Avanços na educação são destaques durante Jornada PedagógicaLucilene também falou das escolas que estão sendo reformadas e ampliadas e anunciou que uma nova licitação será feita para que mais escolas, principalmente do interior do município, sejam contempladas com reformas estruturais como as que estão sendo feitas na Escola Municipal Liberdade e na Escola Municipal Duque de Caxias. Por fim, Lucilene confirmou de uma vez por todas que a Rede Pública Municipal vai mesmo estender aos professores dos anos iniciais, a redução de jornada em sala de aula sem redução de carga-horária, que já tinha sido concedida aos professores dos anos finais.

“Nós temos mesmo o que comemorar, Itamaraju é um dos primeiros municípios da região a implantar a redução de jornada, isso significa que agora, vocês que são professores dos anos iniciais também vão poder desfrutar de sete horas para planejar suas aulas da melhor forma possível, isso vai possibilitar aulas melhor elaboradas e alunos mais preparados”, enfatizou.

No período da tarde, houve palestra para os professores do 1º ao 5º anos, ministrada pelas professoras Eliana Costa Sausmickt (professora do IFBA graduada em Letras pela UNEB e mestranda na mesma área pela UESC) e Lilian Lima Gonçalves dos Prazeres (doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Letras pela UFES, licenciada em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia), com o tema ‘Leitura, letramento e estratégias de leitura’. Também na tarde de terça-feira aconteceu no Colégio Municipal Otávio Mangabeira, o encontro com diretores e coordenadores da Educação Infantil.

A Jornada continuou na quarta-feira (03), com os encontros com professores das creches municipais e diretores e coordenadores de todas as escolas (na Escola Otávio pela manhã), professores das escolas de Educação Infantil (na Escola Otávio à tarde), professores das Salas Multiseriadas (na Escola Novo Prado pela manhã) e merendeiras do campo (no Centro de Convivência do Idoso).

Na quinta-feira (04) houve planejamento por área com todos os professores de 6º ao 9º anos (na Escola Reitor Edgard Santos pela manhã) e os encontros com professores das Salas de Recursos (Escola Mario Andreazza pela manhã), Professores da Educação Infantil do Campo (Escola Otávio pela manhã), diretores – coordenadores das Séries Iniciais (Escola Novo Prado à tarde), coordenadores do Campo (Secretaria de Educação à tarde) e merendeiras da Sede (CCI).

A programação da Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Itamaraju chegou ao fim na sexta-feira (05) com encontros dos professores de Educação Física nos períodos da manhã e tarde, na Escola Novo Prado. Nos encontros serão realizadas oficinas com a professora graduada em Educação Física, Nataniela Andrade Sales.

 

Por Nilson Chaves

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui