Itamaraju: Após denúncia, gêmeos de sete anos são achados presos em casa

Irmãos moravam em condições sub-humanas.

Mãe seria usuária de crack ainda não foi achada, informa Conselho Tutelar.

Dois gêmeos de sete anos foram resgatados na cidade de Itamaraju, na região extremo sul da Bahia, após denúncia anônima feita ao Conselho Tutelar sobre abandono de incapaz e moradia em condições sub-humanas.

De acordo com a secretária do Conselho Tutelar, Lúcia Gonçalves, os dois meninos, um deles deficiente físico-mental, que não consegue falar, foram encontrados trancados dentro da casa onde moram com a mãe, na Rua Bela Vista, no Bairro Furlan, na noite de quarta (8).

“Quando chegamos ao local encontramos os gêmeos com fome e em um ambiente rodeado de muito lixo e sujeira. Depois, chamamos a polícia para fazer o resgate. A mãe, pelo que ficamos sabendo, estava em outro bairro da cidade”, afirmou.

A denúncia encaminhada apontou que a mãe das crianças, que não teve nome divulgado, seria usuária de crack. No imóvel, os agentes dizem ter encontrado cachimbo de fabricação artesanal que seria da mulher, como, segundo os conselheiros, relatou um dos gêmeos.

“Vizinhos relataram que ela saía cedo de casa, deixava os filhos trancados e só voltava à noite, drogada. E já fazia tempo que isso ocorria. Além disso, moradores do local também afirmaram que, uma vez ou outra, viam apenas um dos irmãos. O outro, que é deficiente, nunca saía de casa”, disse Lúcia.

Além dos conselheiros, unidades da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ajudaram no resgate dos irmãos, que foram levados para um abrigo provisório. “Já fizemos o relatório da ocorrência e enviamos para o Ministério Público, que deverá notificar a mãe para que ela compareça para prestar esclarecimentos. Enquanto isso, as crianças ficam à disposição da Justiça”, disse.

A mãe das crianças, que não foi localizada, poderá responder por abandono de incapaz e pode até perder a guarda dos filhos. O Conselho informou que não há informações sobre o pai. “Até o momento, não se sabe nada do pai, dos familiares dele e dos familiares da mãe. Ninguém até agora apareceu para ficar com os meninos”, afirmou.

O delegado Willian Telles, titular da delegacia, informou que até as 17h desta quinta-feira (9) o caso não havia sido registrado na Polícia Civil. “Provavelmente o Conselho Tutelar deve estar finalizando algum relatório antes de fazer a denúncia. Vamos esperar que isso ocorra para que seja devidamente apurado”, destacou.

 

G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui