Alternativa de geração de renda
Papel, plástico, vidro e metal. O que você costuma fazer com o seu lixo? Você sabia que é possível transformá-lo em peças úteis e lucrativas? Esta é a proposta da oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos desenvolvida pela Veracel Celulose durante os dias 25 e 26 de setembro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no município de Itagimirim. Buscando ensinar técnicas de reaproveitamento de materiais que antes seriam descartados, o Programa de Educação Ambiental da Veracel (PEAV), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itagimirim e a Árvore da Vida Consultoria, promoveu oficinas gratuitas para moradores do município.
De acordo com a consultora de Educação Ambiental da Árvore da Vida Marli Ribeiro Gomes, a proposta destas oficinas é redirecionar o olhar dos participantes em relação ao lixo. “Depois das oficinas os participantes passam a ver os materiais descartáveis com grandes possibilidades de criação de novos produtos. Eles transformam o “lixo” em algo bonito, útil e que pode gerar renda”, explicou Ribeiro.
“Sou educadora e sei da minha importância na preservação do meio ambiente. Pretendo sair daqui como multiplicadora do conhecimento e passar para os meus alunos todas as orientações que tive aqui”, afirmou Deidiane Santos Silva que trabalha como orientadora social no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no município.
Cada ser humano produz em média 2,5 quilos de lixo por dia. Por isso, a educação ambiental é de grande importância. A coleta seletiva e a reciclagem torna possível a economia de recursos naturais, a preservação ambiental e a geração de renda por meio da comercialização produtos reciclados. “Desta maneira, resíduos sólidos destinado corretamente, possibilitam também a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, concluiu a especialista ambiental da Veracel, Virginia Camargos.
Fonte: Ascom da Veracel