Itagimirim registra maior número no IGD do Extremo Sul

Sede do Bolsa Família em itagimirim
O Índice de Gestão Descentralizada (IGD) é um indicador criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate a Fome (MDS) para ajudar financeiramente os municípios e serve para medir o desempenho do Programa Bolsa Família. É contado pela média aritmética das seguintes taxas: quantidade de cadastros atualizados, quantidade dos alunos beneficiários do Bolsa Família, com informações da frequência e quantidade das famílias beneficiárias do Bolsa Família, com perfil saúde acompanhadas através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), executado pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com dados divulgados pelo MDS, Itagimirim registrou no último semestre a marca de 97% no IGD. Resultado do trabalho conjunto das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social que empreenderam esforços e conseguiram atingir o melhor número do Extremo Sul Baiano no que se refere ao acompanhamento e condicionalidades de saúde das famílias beneficiadas.

Esse esforço contribuiu para que o Programa no município recebesse do MDS maiores recursos, que são destinados as despesas de pessoal e compra de materiais permanentes utilizados na execução e melhoria do Programa.

O número demonstra a qualidade da gestão aplicada, o que configura que o Bolsa Família tem conseguido realizar com êxito, dentro das metas estabelecida pelo Ministério, tudo que lhe é atribuído. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Miralva Oliveira, os recursos irão possibilitar o maior acesso e acompanhamento às famílias.

Atualmente, Itagimirim possui 1898 pessoas, distribuídas na zona rural, distrito e sede, cadastradas no Programa, que as beneficia com uma bolsa auxilio de R$ 22,00 a R$ 200,00 por mês, de acordo com critérios definidos pelo MDS. Para o prefeito, os índices mostram que com força de vontade, seriedade e compromisso é possível desenvolver um bom trabalho de assistência às famílias em estado de vulnerabilidade.

 

Fonte: Ascom da Prefeitura de Itagimirim

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui