Itagimirim aprova criação de novo território

Itagimirim aprova criação de novo territórioEm um ato de cidadania a sociedade de Itagimirim participou ativamente de reunião na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, 15, para deliberar sobre a criação do novo Território Costa do Descobrimento. Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, presidentes e membros de associações, sindicatos, líderes comunitários e religiosos, professores, servidores públicos, secretários municipais e imprensa local deram sua contribuição para mudanças que irão refletir positivamente por meio do novo Território em Itagimirim e municípios vizinhos.

O evento atingiu seus principais objetivos, dentre eles, a discussão sobre a democratização dos recursos oriundos dos Governos Estadual e Federal, destinados aos municípios por meio dos Territórios e a identidade entre os municípios do novo Território, que engloba Itagimirim, Itapebi, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Porto Seguro, Eunapolis, Itabela, Guaratinga e Jucuruçu. As reuniões estão acontecendo durante essa semana nesses municípios, visando atingir a consolidação do novo Território Costa do Descobrimento .

Os participantes puderam expor suas idéias e opiniões para o novo Território diante das políticas públicas para os municípios integrantes. As representatividades do município votaram favorável ao desligamento de Itagimirim do antigo Território e a criação do novo Território Costa do Descobrimento. Com a criação, o número de Territórios na Bahia aumenta para 27.

Também estiveram presentes Simone Carvalho e Maurício Ferreira, representando Conselho Estadual de Desenvolvimento de Território (CEDETER), e o coordenador do Território do Extremo Sul, Pedro dos Anjos.

O QUE SÃO TERRITÓRIOS

Objetivando estabelecer um processo de governança mais participativo e abrangente, com maior poder da sociedade civil organizada e melhor capacidade de articulação dos municípios, o Governo Federal instituiu o modelo de territorialidade, através do qual, blocos regionais denominados Territórios, representados pelos setores produtivos, poder constituído e sociedade civil organizada, discutem os seus problemas e formatam as políticas públicas que entendem como prioritárias para o seu território, sobre as quais, o Governo pautará os investimentos em cada região.

ASCOM – ITAGIMIRIM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui